Exercício físico nas escolas é determinante para a saúde das crianças
O projeto “Primus Great”, aplicado nos anos letivos 2022/23 e 2023/24, num universo de alunos de três escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico – uma por cada um dos três agrupamentos de escolas – de São João da Madeira, destacou, como «resultados provisórios», a importância da atividade física em contexto escolar e a necessidade de, sem alarmismos, se monitorizar e controlar o excesso de peso nas crianças.
Esta iniciativa, que tem uma outra vertente, a desenvolver junto das empresas, visa a prevenção cardiovascular nos alunos do ensino pré-escolar e do 1.º ciclo.
Para a concretização deste programa, a autarquia sanjoanense assinou um protocolo de colaboração com o Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga (CHEDV), que visou a «avaliação do impacto da atividade física em crianças do Ensino Básico do município».
Rui Baptista, diretor do Serviço de Cardiologia do Hospital S. Sebastião, da ULS (Unidade Local de Saúde) do Entre Douro e Vouga, apresentou ontem, na cidade, os resultados provisórios do estudo, referentes a dados colhidos junto de 114 alunos, das escolas das Fontaínhas, dos Ribeiros e de Fundo de Vila.
Para continuar a ler este artigo
nosso assinante:
assinante: