Última Hora
Pub

Infraestruturas de Portugal “estuda” futuros investimentos na Linha do Vouga

Empresa encomendou um estudo de procura e uma análise de custo-benefício, para «estimar as tráfegos de passageiros passíveis de serem captados pela ferrovia»

A Infraestruturas de Portugal (IP) encomendou um estudo de procura e uma análise de custo-benefício acerca da Linha do Vouga (LV), visando investimentos futuros, incluindo a ligação à Linha do Norte.

De acordo com o contrato assinado em novembro passado com a empresa VTM Consultores, por 87,9 mil euros, em outubro de 2025 terá de estar concluído «um estudo de procura, incluin­do a análise de custo-benefício pa­ra a LV, visando estimar os tráfegos de passageiros passíveis de serem captados pela ferrovia».
O documento, que foi consultado pela agência Lusa, deve considerar «a componente intramodal Linha do Vouga/Linha do Norte e intermodal, considerando a complementaridade com os restantes modos de transporte, num horizonte de 30 anos».

Estão em causa cenários «quer se trate de tráfego com o­rigem e destino na linha, quer se trate de tráfego de atravessamento, interessando caraterizar a mobilidade atual e futura de pessoas», de modo a «tornar o transporte ferroviário mais eficiente e competitivo, quando comparado com o modo rodo­viário».

De acordo com as cláusulas es­peciais, não há qualquer men­ção à forma de ligação à Linha do Norte, não existindo qualquer referência direta à bitola, que difere da Linha do Vouga (métrica) face à do Norte (ibérica).

Para continuar a ler este artigo

Se ainda não é
nosso assinante:
Assine agora
Se já é nosso
assinante:
Inicie sessão
Dezembro 13, 2024 . 09:30

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

Seguir
Receba notificações sobre
0 Comentários
Feedbacks Embutidos
Ver todos os comentários
Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right