Última Hora
Pub

Autoridades americanas restringem voos de drones em Nova Jérsia

Restrições estão em vigor até 17 de janeiro, de acordo com o site da FAA, que não forneceu uma explicação sobre o calendário

As autoridades norte-americanas anunciaram quinta-feira restrições aos voos de drones sobre infraestruturas sensíveis no estado de Nova Jérsia, onde os avistamentos de drones não identificados têm suscitado preocupações desde o final de novembro.

A pedido dos parceiros federais de segurança, a FAA (autoridade reguladora da aviação norte-americana) emitiu 22 restrições temporárias de voo que proíbem os voos de drones sobre infraestruturas sensíveis em Nova Jérsia”, refere em comunicado.

As restrições estão em vigor até 17 de janeiro, de acordo com o site da FAA, que não forneceu uma explicação sobre o calendário.

Não existe qualquer ameaça para a segurança pública relativamente aos avistamentos de drones”, reafirmou hoje o Departamento de Segurança Interna.

A decisão da FAA foi tomada por “cautela” depois de “parceiros de infraestruturas críticas (...) terem solicitado restrições temporárias de voo sobre as suas instalações”, declarou o departamento num comunicado, sem identificar as instalações em questão.

Estes drones, que têm sido vistos há várias semanas no nordeste do país, suscitaram preocupações entre os residentes locais sobre um possível envolvimento estrangeiro e levaram a acusações de um alegado encobrimento por parte do governo dos EUA.

As autoridades, incluindo o Pentágono e o FBI, emitiram numerosas declarações e intervenções com o objetivo de acalmar os receios.

Não identificámos nada de anormal e não acreditamos que a atividade até à data represente um risco para a segurança nacional ou para a segurança pública sobre o espaço aéreo civil de Nova Jérsia ou de outros estados do nordeste”, afirmaram a FAA, o Departamento de Segurança Interna, o FBI e o Pentágono numa declaração conjunta esta semana.

Depois de analisar cuidadosamente os dados técnicos e as informações fornecidas por cidadãos preocupados, acreditamos que os avistamentos até à data incluem uma combinação de drones comerciais legais, drones amadores e drones policiais, bem como aeronaves tripuladas de asa fixa, helicópteros e estrelas erroneamente relatados como drones”, esclarece o comunicado.

Quando contactados por políticos locais e pelos quatro senadores de Nova Jérsia e Nova Iorque, altos funcionários rejeitaram qualquer sugestão de envolvimento estrangeiro, incluindo alegações de que os drones tinham origem iraniana ou chinesa.

Continuam a circular vídeos de fenómenos aéreos misteriosos recentes, com relatos de avistamentos em Nova Iorque, Nova Jérsia, Maryland e Virgínia.

O Presidente eleito Donald Trump afirmou que o governo dos EUA “sabe o que se está a passar”, sugerindo que poderá haver algum tipo de encobrimento por parte das autoridades.

Os sistemas estão em processo de mudança para o Picatinny Arsenal, uma instalação de pesquisa militar dos EUA, no norte de Nova Jersey e para a Naval Weapons Station Earle no centro de Nova Jérsia, disseram as autoridades.

Alguns dos drones foram avistados perto do Picatinny Arsenal e sobre o campo de golfe do presidente eleito Donald Trump em Bedminster, de acordo com oficiais militares e legisladores estaduais.

Dezembro 20, 2024 . 12:26

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

Seguir
Receba notificações sobre
0 Comentários
Feedbacks Embutidos
Ver todos os comentários
Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right