Galitos continua na elite
Benfica, no setor masculino, e Sporting, no feminino, sagraram-se, no domingo, em Albufeira, campeões nacionais da 1.ª Divisão, após uma competição de dois dias e 38 provas que juntou as 15 melhores equipas masculinas e femininas do país, num total de 318 nadadores.
A equipa “encarnada” totalizou 285 pontos em 19 provas, ficando à frente do FC Porto (220) e do SC Braga (218). Já as “leoas” impuseram-se com 247 pontos, superando Benfica (222) e FC Porto (208).
No que toca às equipas da região em prova, destaque para o Galitos/Bresimar, que, com uma formação bastante jovem, alcançou o nono lugar (em igualdade com o Ginásio Clube de Vila Real), com 136 pontos, assegurando, com tranquilidade, a manutenção no primeiro escalão. «Na próxima época, estaremos no lote bastante restrito de clubes que tem as suas equipas masculina e feminina na primeira divisão», enaltece o clube aveirense. «O feito é ainda mais enaltecido quando o fazemos com atletas estritamente da nossa formação, o que nos deixa muito motivados e orgulhosos», vincou, ainda, o Galitos em nota de imprensa.
Margarida Monteiro, Eduarda Silva, Carolina Fernandes, Lara Vasconcelos, Maria Carolina Almeida, Miriam Soares, Matilde Miranda, Maria Paixão, Carlota Santos, Joana Santos, Carolina Taveira e Zoe Nunes foram as nadadoras do Galitos, lideradas por Rui Santos e Mário Ferreira, que garantiram a permanência.
A formação do CAPGE, por sua vez, terminou a prova no 15.º e último lugar, com 53 pontos, não evitando, por isso, a descida ao segundo escalão.