Câmara de S. João da Madeira reforça apoio à construção do novo lar residencial da Cerci
A Câmara Municipal de S. João da Madeira decidiu contribuir, com uma verba de 134 mil euros, para a construção do novo lar residencial da Cerci de S. João da Madeira. Um apoio - votado por unanimidade no seio do executivo - que ajudará a instituição a cobrir os custos da obra. O edifício nascente nos terrenos da instituição representa um investimento a superar 1,8 milhões de euros e terá capacidade para acolher 30 utentes adultos com deficiência.
«É um projeto fundamental, que representa um avanço significativo no respeito pelos direitos humanos e na melhoria das condições de vida das pessoas com deficiência na nossa comunidade», salientou o presidente do executivo concelhio, Jorge Vultos Sequeira, no decurso de uma visita ao decorrer dos trabalhos.
O município, que foi responsável pelo projeto arquitetónico e pela assistência técnica, dá continuidade ao apoio prestado à Cerci com a atribuição daquela verba, que será paga ao longo de três anos.
Jorge Vultos Sequeira acentuou que este apoio «segue a linha de investimentos municipais em áreas sociais», recordando a obra da Santa Casa da Misericórdia local destinada aos cuidados continuados.
Garantiu ainda que, «caso haja necessidade», será mantida a cedência de três apartamentos camarários atualmente usados pela Cerci, mesmo após a conclusão da obra, enfatizando que «ninguém ficará excluído» das respostas da instituição «devido à falta de espaço».
A empreitada do lar residencial está a ser financiada pelo Programa de Alargamento de Rede de Equipamentos Sociais (PARES) – 3.ª Geração e tem como objetivo «garantir uma habitação condigna e confortável para as pessoas com deficiência e incapacidade, promovendo a sua autonomia e qualidade de vida».