Praticante de parapente ferido com gravidade após queda em Sagres
Um homem ficou hoje ferido com gravidade na sequência de uma queda ocorrida ao início da tarde quando praticava parapente junto à Fortaleza de Sagres, no Algarve, disse à Lusa Fonte da Proteção Civil.
De acordo com o comando regional do Algarve da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), o acidente ocorreu por volta das 14:00, “tendo o homem, de nacionalidade alemã, sido encontrado em paragem cardiorrespiratória e resgatado ao mar, pelas autoridades marítimas”.
A vítima foi assistida em Sagres, no concelho de Vila do Bispo, e encaminhada para o Hospital de Lagos, referiu.
Por seu turno, o capitão do Porto de Lagos, Hugo da Guia, disse à Lusa que “a vítima caiu para o mar, depois de perder altitude, enquanto praticava parapente juntamente com outras pessoas”.
Segundo a mesma fonte, o homem foi “encontrado à tona de água, pelo facto de estar equipado com um colete salva-vidas, que terá sido acionado automaticamente”.
Um outro praticante de parapente, também de nacionalidade alemã, sofreu algumas escoriações ao tentar socorrer a vítima, tendo sido assistido no local pelos profissionais de saúde do INEM, não necessitando de assistência hospitalar, notou a mesma fonte.
De acordo com as autoridades, "são desconhecidas as circusntâncias e as causas em que ocorreu o acidente".
Para o local foram acionados 17 elementos dos bombeiros de Vila do Bispo, da Polícia Marítima, do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) e da Estação de Salva-vidas de Sagres, no Instituto de Socorros a Náufragos, apoiados por seis veículos e uma embarcação.