Última Hora
Pub

Presidente da República lamenta «morte prematura» de Raul Almeida

Foram muitas as reações de pesar pelo falecimento do presidente do Turismo Centro de Portugal, que tem a sua sede em Aveiro

O Presidente da República, Mar­celo Rebelo de Sousa, lamentou a «morte prematura» de Raul Almeida, atual presidente do Turismo Centro de Portugal. «Foi com profunda tristeza que o Presidente da República tomou conhecimento da morte prematura de Raul Almeida», diz a nota publicada no “site” oficial da Presidência. «O antigo autarca dedicou grande parte da sua vida à causa pública, nomeadamente ao serviço dos mirenses, como presidente da Câmara de Mira. E encarava agora, com grande entusiasmo e dedicação, um novo desafio, liderando o Turismo Centro de Portugal», a­crescenta a nota.
Raul Almeida morreu na sex­ta-feira, aos 53 anos, vítima de cancro. O município de Mira, no distrito de Coimbra, decretou três dias de luto municipal, entre ontem e amanhã.
Ao anúncio da morte sucederam-se diversas reações de pesar. Jorge Sampaio, vice-presidente da Câmara de Anadia e pertencente à direção do Turismo do Centro, salientou que «a região Centro ficou mais cinzenta com a partida do Raul Almeida». «Ensinou-nos que nun­ca devemos desistir, lutando até ao último minuto. Fica a imensa amizade», disse.
Os deputados Silvério Regalado e Salvador Malheiro também se pronunciaram. «Partiu um grande amigo, um grande político e um grande homem. Ain­da nem estou consciente desta perda. Uma enorme per­da para Mira, mas também para a nossa região, mas uma enor­me perda para todos os seus a­migos e para a sua família», comentou Silvério Regalado, ex-
-autarca de Vagos.
Salvador Malheiro, que dirigiu a Câmara de Ovar, lamentou a perda de um «grande a­migo». «Temos muitas coisas em comum e diversas histórias nossas que guardarei sempre com o máximo carinho. Tudo farei para eternizar a sua memória», disse.
A Câmara de Águeda, através do seu presidente, Jorge Almei­da, manifestou «profundo pesar» pelo falecimento. «Lamentamos profundamente a perda de Raul Almeida e expressamos a nossa solidariedade à família, aos amigos e a todos os que tiveram o privilégio de conhecê-lo», notou o edil bairradino.
Foram muitas as instituições e personalidades que não deixaram passar em branco a mor­te de Raul Almeida, entre elas a Confraria Gastronómica do Bacalhau, de Ílhavo, ou a Associação Ibérica de Turismo do Interior. O Turismo de Portugal diz que «será lembrado pelo seu entusiasmo, competência, capacidade de liderar e de inspirar, assim como pelo seu compromisso incondicional com o desenvolvimento da região Centro». O presidente do Turismo do Algarve, André Gomes, assinalou o «prematuro falecimen­to» do seu congénere. «A sua dedicação e contributo inestimável para o setor deixam um legado que perdurará», afirmou.
Para a Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal, «a sua partida prematura representa uma perda irreparável para o turismo e para todos os que acreditam no potencial transformador desta atividade». Para Carlos Costa, diretor do Programa Doutoral em Turismo da Universidade de Aveiro e membro do Observatório do Turismo, «o turismo da região Centro fica bem mais pobre» com a morte de Raul Almeida. A distrital de Coimbra do PSD, de que Raul Almeida era vice-presidente, evoca-o como um «destacado militante e dirigente» do partido e um «servidor da causa pública nas diversas funções que exerceu».
O dia do funeral de Raul Almeida ainda não é conhecido. «Devido a diversos fatores, a funerária e a família comunicam que o funeral será realizado em dia e hora ainda por definir», informou a Agência Diogo Ribeiro, de Mira.

 

Dezembro 29, 2024 . 10:01

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

Seguir
Receba notificações sobre
0 Comentários
Feedbacks Embutidos
Ver todos os comentários
Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right