Adiciona Pub
Graterol Pub
Adiciona Pub
Graterol Pub
Pub

A25 entre as autoestradas que deixam amanhã de ser portajadas

Medida visa beneficiar as populações de zonas onde não existam alternativas rodoviárias que permitam o uso das estradas com qualidade e segurança. Albergaria-a-Velha beneficia diretamente com a eliminação do pagamento

A partir de amanhã, a A25 (Beiras Litoral e Alta) está isenta do pagamento de portagem, o mesmo acontecendo com as autoestradas A4 (Transmontana e Túnel do Marão), A13 e A13-1 (Pinhal Interior), A22 (Algarve), A23 (Beira Interior), A24 (Interior Norte) e A28 (Minho), esta somente entre os troços de Esposende a Antas e entre Neiva e Darque.

Com a aprovação da Lei número 37/2024, de 7 de agosto, o Governo eliminou as taxas de portagens «nos lanços e sublanços das autoestradas do Interior e em vias onde não existam alternativas que permitam um uso com qualidade e segurança».

O projeto de lei passou com os votos a favor do PS, BE, PCP, Livre, Chega e PAN e com a abstenção da Iniciativa Liberal (IL). O PSD e o CDS votaram contra.

«É uma boa prenda», considerou Jorge Lemos, presidente da Junta de Albergaria-a-Velha e Valmaior, realçando o grande e diário fluxo de trânsito entre o concelho albergariense e Aveiro. Assegurou que deixar de pagar na A25 «beneficia e muito» a população local, assim como as empresas, com nota de que também vai havendo quem tenha de fazer o trajeto entre a “Cidade dos Canais” e o seu território.

Assinalou que, até aqui, muitos dos seus conterrâneos, visando contornar essa despesa, se viam obrigados a ir por Cacia, enfrentando «muito movimento e lombas», para chegarem à capital da região. E fez notar que a vila aveirense também vai ganhar com a nova situação, devido à diminuição de trânsito e da consequente poluição.

Para continuar a ler este artigo

Se ainda não é
nosso assinante:
Assine agora
Se já é nosso
assinante:
Inicie sessão
Dezembro 31, 2024 . 08:30

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right