“Banho do Ano” com “maré cheia” humana na Praia da Barra
Cerca de mil pessoas - estimativa da organização - voltaram ontem a saudar o Ano Novo com um triplo mergulho nas águas da Praia da Barra, na Gafanha da Nazaré.
Manuel Trovisco, presidente da Associação dos Amigos da Praia da Barra (AAPB), recordou que a sua instituição recebeu o encargo de Atita, personalidade aveirense desaparecida a 10 de dezembro de 2017, que lançou o evento, e que é sempre evocado antes da corrida inaugural para o mar.
O responsável acentuou que este “Banho do Ano” é «o maior do país», sendo um dos eventos mais importantes do preenchido calendário anual da AAPB. «Foi crescendo ao longo dos anos», testemunhou, sublinhando, ainda, que a associação está ocupada durante todo o ano, assumindo também a organização da festa de fim de ano, da celebração dos Santos Populares, a festa de final de verão, de um magusto, de um festival de sopas e de um Mercadinho de Natal.
Presidente da Junta da Gafanha da Nazaré, Carlos Rocha enfatizou que a associação «engrandeceu» a iniciativa, elevando-a, até, à condição de «marca».
Considerou que este afluxo de gente àquela praia no início de cada novo ano é muito importante para a freguesia e mesmo para o concelho de Ílhavo.
Para continuar a ler este artigo
nosso assinante:
assinante: