Feira dedica um mês à Festa das Fogaceiras
O ponto alto da programação da Festa das Fogaceiras está marcado para o dia 20, feriado municipal, dia em que as gentes da Feira renovam o voto ao mártir São Sebastião. Cerca de 250 meninas, vestidas de branco, voltam a transportar a fogaça à cabeça no cortejo cívico e na procissão, cumprindo a tradição com 520 anos de história e que, nesta edição, homenageia as fogaceiras no mundo.
As primeiras atividades acontecem em espaços culturais e educativos do território, com o propósito de envolver e sensibilizar as diferentes comunidades para a importância desta festividade secular, nomeadamente no Museu Convento dos Lóios e Museu de Santa Maria de Lamas, que dinamizam oficinas e exposições temáticas ao longo do mês (“Cumprindo a
Tradição”, “São Sebastião - O Voto, a Identidade e a Arte”, “Fogaça ou Fogaceira?”, “A minha Família vai ao Museu! E a tua?”), mas também em escolas do 1.º ciclo do concelho, onde a festa é apresentada às crianças de forma simples e criativa, através de jogos de tabuleiro e materiais multimédia (“Difusão da Tradição das Fogaceiras”).
Para continuar a ler este artigo
nosso assinante:
assinante: