Ílhavo apresenta projeto para nova ponte da Vista Alegre
A Câmara Municipal de Ílhavo (CMI) irá apresentar, na próxima segunda-feira, o projeto para a nova ponte da Vista Alegre, que será inspirada na estrutura atual, inaugurada há 45 anos. O anúncio foi feito por fonte oficial da autarquia, que destaca a importância histórica e funcional da ponte para a região.
A atual Ponte da Vista Alegre, que liga a zona das Gafanhas à histórica Fábrica de Porcelanas da Vista Alegre, foi construída entre 1978 e 1980, em resposta às exigências da população após o 25 de Abril. A reivindicação surgiu depois de a ponte original, feita em madeira, ter sido destruída pela força das águas, obrigando os moradores a recorrer a barcas para atravessar o canal.
Novo projeto procura modernidade e segurança
O novo projeto, que será revelado no Teatro da Vista Alegre, inclui uma ponte com o dobro da largura da atual, permitindo a circulação de todos os tipos de veículos e melhorando significativamente a mobilidade. Além disso, a estrutura contará com áreas específicas para peões e ciclistas, aumentando a segurança e incentivando formas de transporte mais sustentáveis.
«A manutenção da ponte existente tornou-se financeiramente inviável, devido à necessidade de vigilância constante e intervenções regulares nos materiais, como o tabuleiro de madeira. A decisão de avançar para uma nova estrutura é estratégica e necessária», explicou a autarquia.
A apresentação do projeto será acompanhada pela exibição do documentário “A União Fez a Ponte”, que relembra a construção da ponte inaugurada há 45 anos e celebra o papel decisivo da comunidade na sua concretização.
Com este projeto a nova ponte, pretende «não apenas ser a modernização de uma infraestrutura essencial da mobilidade no município, mas também preservar a memória histórica de uma luta popular, unindo tradição e inovação para o futuro da região».