PS aponta para regresso à presidência da Câmara de Aveiro
No ano de eleições autárquicas, o chefe do executivo camarário de Aveiro, Ribau Esteves, à frente da coligação PSD-CDS-PPM; a líder do PS, partido da oposição, Paula Urbano Antunes, e o vereador Fernando Nogueira, publicaram as suas primeiras mensagens e, mesmo sem candidato, a socialista diz que o partido «voltará a liderar a Câmara de Aveiro» em 2025.
Ainda pelo PS, Alberto Souto, que presidiu à câmara entre 1998 e 2005, muito ativo nas últimas semanas e não se excluindo das eleições deste ano, pronunciou-se também estes dias, usando as portagens para se referir a Ribau Esteves, que não se recandidata nas próximas autárquicas, impedido por limitação de mandatos. Se as portagens continuam a ser cobradas na A25, entre Esgueira e o cruzamento da autoestrada com o IC2, em Albergaria-a-Velha, também é porque Ribau Esteves «andou a dormir. Acordou agora aos gritos, estremunhado». As primeiras notícias referiam a isenção em toda a A25, mas as seguintes esclareceram que a cobrança se mantinha entre Esgueira e Albergaria. Alberto Souto admite que também ficou «surpreso», mas Ribau Esteves «tinha a obrigação institucional de ter estado atento ao processo legislativo e de ter proposto ao seu grupo parlamentar e ao Governo a isenção de Aveiro». Perante o caso, o socialista mantém esperança nos deputados e no Governo.
Ainda sem candidatos
Nas primeiras abordagens aos partidos, as declarações apontavam para o anúncio de candidatos no final do ano, o que não se verificou. Enquanto isso não acontece, a “mensagem de ano novo” de Paula Urbano Antunes é de anúncio de «um ano de mudança», o que passará por conseguir ganhar as eleições, avançando com quatro ideias: «mais habitação», «melhor mobilidade», «coesão social e territorial» e «práticas ambientalmente sustentáveis».
Para continuar a ler este artigo
nosso assinante:
assinante: