Última Hora
Pub

Troupe de Reis faz da tradição uma vivência «em família»

Coletivo da Associação dos Antigos Alunos da Escola Oliveira Lopes canta os Reis na sua freguesia de Válega, por Ovar e áreas limítrofes. Herança dos irmãos Oliveira Lopes continua a marcar a comunidade, do ponto de vista cultural e não só

Na noite da próxima segunda-feira, a Troupe de Reis da Associação dos Antigos Alunos da Escola Oliveira Lopes (AAAEOL) subirá, em conjunto com congéneres do concelho, ao palco do Centro de Arte de Ovar, para um dos momentos altos da sua “temporada” de Cantar os Reis.

A câmara ovarense promove três Encontros de Reis, para dar continuidade «a uma das tradições mais genuínas» do território.

Augusto Pinho, presidente da AAAEOL, explicou que a “temporada” conta com dez dias de atuações, em Válega, no município vareiro e áreas limítrofes, em especial do concelho vizinho de Estarreja. A primeira fase decorreu de 26 a 30 de dezembro e a segunda, em curso, iniciou-se na passada quinta-feira e prolonga-se até ao final da noite do Dia de Reis.

No final desta semana, a troupe, constituída por quatro dezenas de elementos, dos 7 aos 70 anos, foi a instituições locais, nomeadamente à Santa Casa da Misericórdia, ao Lar Residencial da Casa de S. Tomé, e aos Bombeiros Voluntários de Ovar.

Hoje, o Cantar os Reis estará no final da Missa da Catequese, na Igreja Matriz de Válega, e, amanhã, irá à Junta de Freguesia de Válega. Cafés e restaurantes também fazem sempre parte do périplo artístico a percorrer.

Nos 10 dias, o coletivo contabilizará cerca de 70 atuações, com nota de que nas casas comerciais e instituições as apresentações são calendarizadas.

Assumindo a direção musical, Lígia Martins, que faz as músicas, com João Pombo a assumir as letras, em ambos os casos produzindo originais a cada ano, explicou que as apresentações têm três momentos: a “Saudação Reiseira”, “A Luz da Humanidade”, que é a mensagem referente ao nascimento de Jesus, e “O Prometido Regresso”, em forma de agradecimento.

A Paz, a Humildade e o Amor, concordantes com a mensagem cristã, são temas-fortes nas palavras cantadas. Com a também ensaiadora da Troupe de Reis da AAAEOL a sublinhar que, em termos de ritmo, as composições musicais assumem as formas de um tango - a saudação -, uma valsa - a mensagem, e uma marcha - o agradecimento.

Para continuar a ler este artigo

Se ainda não é
nosso assinante:
Assine agora
Se já é nosso
assinante:
Inicie sessão
Janeiro 4, 2025 . 08:00

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

Seguir
Receba notificações sobre
0 Comentários
Feedbacks Embutidos
Ver todos os comentários
Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right