Parceria pioneira da UA com empresa de transformação de veículos ainda se mantém
O trabalho que exigia mão-de-obra intensiva para adaptação do interior de um veículo ao interior de uma ambulância passou a ser mais rápido, menos dispendioso, não deixando de poder ser ajustado às necessidades do cliente. Intitulado ARBox, o projeto financiado pelos fundos comunitários do QREN resultou de uma parceria entre a Auto Ribeiro, empresa de transformação de veículos, e a Escola Superior Aveiro Norte (ESAN), em Oliveira de Azeméis. Este é um dos temas da série “Objetos UA”, temas que fazem a história da Universidade de Aveiro (UA).
A parceria com a maior empresa de transformação de veículos em Portugal resultou num interior construído com quatro peças fundamentais em plástico que passaram a servir de base ao interior de ambulâncias, mais visível na tipologia de ambulâncias designada A1, um furgão pequeno.
A questão inicial foi: como montar o interior de uma ambulância de modo mais rápido, menos dispendioso, segundo as diferentes tipologias, não deixando de responder à exigente regulamentação e às especificidades do cliente? Foi para responder a esta pergunta que surgiu o projeto ARBox, desenvolvido entre 2014 e 2015 e fundado numa parceria que envolveu um promotor líder (Auto Ribeiro), um co-promotor do sistema científico nacional (ESAN) e ainda um parceiro institucional (INEM).
O projeto coincidiu com o projeto de doutoramento de Augusto de Sousa Coelho, professor da ESAN, em design de ambulâncias. O ARBox foi considerado exemplar pelos avaliadores, dado que foi traduzido em resultados práticos visíveis e em avanços científicos divulgados em publicações técnicas da área.
Para continuar a ler este artigo
nosso assinante:
assinante: