Última Hora
Pub

Apoio do Governo à apicultura «muito aquém do necessário»

A passos largos de completar 28 anos, a Associação Recreativa e Cultural dos Apicultores de Terras do Antuã (ARCATA) promove a atividade apícola e defende os interesses dos produtores de mel e outros produtos da apicultura (co­mo pólen e própolis).

«Aprofundar o estudo das abelhas e da flora melífera portuguesa e pugnar pela defesa da espécie, junto dos aplicadores de inseticidas e herbicidas», são apenas dois dos seus objetivos, contan­do como fontes de receita, pa­ra a sua concretização, com as quotas dos associados e um «apoio camarário».
A ARCATA - recordou o atual presidente da direção - «foi fundada por um conjunto de cerca de 30 apicultores e “amigos das abelhas”, que já antes se «reuniam para um almoço de convívio anual», «por se verificar a necessidade de unir os apicultores». Treze dos fundadores, nomeados por uma comissão instaladora, integraram os primeiros órgãos sociais, começando, de acordo com Octávio Santana, a «desempenhar um papel fundamental no desenvolvimento e fortalecimento da apicultura, proporcionando suporte técnico aos apicultores, fornecendo informações atualizadas sobre as melhores práticas de maneio das colmeias, controlo de doenças e pragas e técnicas de produção de mel de qualidade, promovendo a troca de conhecimentos por meio de cursos, palestras e eventos, estimulando a adoção de novas tecnologias e práticas sustentáveis».
Sediada na antiga Escola Primária de Santo Amaro (Beduí­do), esta associação tem, neste momento, 191 sócios, proveni­entes dos concelhos de Estarreja, Murtosa, Oliveira de A­ze­méis, Vale de Cambra, Arou­ca, Ovar, Albergaria-a-Velha, Sever do Vouga, Aveiro, Ílhavo, Vagos, São João da Madeira, Santa Maria da Feira, Porto e Maia. E precisamente a estes tem dado «apoio técnico com um engenheiro técnico cedido pela Direção-Geral da Alimentação e Veterinária» e tem possibilitado «o acesso a medicamentos para varroose a custo subsidiado pelo Instituto de Fomento para a Agricultura e Pescas».

Para continuar a ler este artigo

Se ainda não é
nosso assinante:
Assine agora
Se já é nosso
assinante:
Inicie sessão
Janeiro 7, 2025 . 08:45

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

Seguir
Receba notificações sobre
0 Comentários
Feedbacks Embutidos
Ver todos os comentários
Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right