Câmara de Aveiro diz que requalificação do Rossio será potenciada por segunda ponte
A Câmara de Aveiro considerou hoje que a requalificação do Rossio e das “Pontes” será potenciada pela construção de uma segunda ponte sobre as eclusas.
Em nota de imprensa, a autarquia faz “um balanço muito positivo” do primeiro ano daquela intervenção que foi contestada por alguns setores políticos e sociais.
Segundo o texto municipal, “o sucesso económico, social e cultural do espaço continuará a crescer nos próximos, potenciado também pela nova obra de construção de uma segunda ponte sobre as eclusas”.
Essa segunda travessia sobre o canal das Pirâmides, defende a autarquia liderada por Ribau Esteves, “vai melhorar os acessos ao Rossio e diminuir o fluxo de trânsito na zona central da cidade”.
Cumpre-se hoje um ano sobre a inauguração da requalificação do largo do Rossio e da Praça General Humberto Delgado (“Pontes”), que correspondeu a um investimento no valor de 20,5 milhões de euros, com financiamento de fundos da União Europeia no valor de 4,5 milhões de euros.
“Com o novo Rossio, hoje temos mais e melhor área verde com uma nova estrutura arbórea e as ‘Pontes’ com mais área de circulação pedonal e locais de estar”, destaca a nota de imprensa.
A valorização das ruínas da Capela de São João do Rossio, bem como as novas infraestruturas técnicas, como nova iluminação pública e uma nova estação elevatória de águas residuais, são outros aspetos realçados.
A qualificação da Praça General Humberto Delgado, popularmente designada por “Pontes”, “com aumento da área pedonal, construção de duas zonas de estar e redução da área de circulação automóvel foi outro dos ganhos objetivos da obra”, acrescenta.
A nota de imprensa enumera os sucessivos eventos que tiveram lugar no Rossio e nas “Pontes” durante o ano passado, que terminou com o espetáculo final de “Aveiro Capital Portuguesa da Cultura 2024”, que decorreu a 29 de dezembro, e a festa da passagem de ano, iniciativas “que atraíram milhares de pessoas a esta zona da cidade”.