Carnaval de Estarreja já “mexe”
A abertura oficial é só dia 22 de fevereiro, mas a verdade é que o Carnaval de Estarreja de 2025 já começou, ou melhor, praticamente nem parou desde a última edição. «Aqui não se para. Abranda-se só um bocadinho a seguir ao Carnaval. A partir de abril/maio, já se começa a pensar no ano a seguir. E, claro, com o aproximar da data, os trabalhos são mais intensivos», garantiu o presidente da Associação do Carnaval de Estarreja (ACE) ao Diário de Aveiro. Segundo Pedro Silva, «desde outubro/novembro, as escolas de samba começam a fazer festas de apresentação dos destaques, das madrinhas de bateria, etc.. E, agora, a partir de janeiro, a cada sábado, vão apresentar o seu samba-enredo nas próprias sedes», acrescenta.
É, pois, impossível falar de Estarreja sem falar de Carnaval, sendo este, atualmente, «o evento que mais gente traz à cidade [aproximadamente 120 mil pessoas]». Este é, aliás, atualmente, o «evento âncora da câmara municipal», organizado em parceria com a ACE, representando um investimento na casa dos 700 mil euros.
«Em Estarreja, temos as Festas da Cidade (o Santo António), em junho, e, depois, temos o Carnaval», que «mobiliza mesmo muitos estarrejenses e também pessoas de fora do concelho. Por incrível que pareça, há famílias inteiras envolvidas nisto», contou-nos o dirigente associativo, cuja família é, precisamente, uma das envolvidas. Oriundo do lugar de Santo Amaro, Pedro Silva tem 56 anos e anda nestas lides desde os 18. Na altura, «não tinha ninguém ligado ao Carnaval», tendo entrado neste “admirável mundo” «por gosto musical».
Para continuar a ler este artigo
nosso assinante:
assinante: