Única associação do distrito com jogos tradicionais federados
«Queríamos que os seniores transmitissem aos mais novos como, antigamente, passavam o tempo livre, sem Internet, telefone, rádio e televisão», contou Severiano Tavares, a propósito da associação que ajudou a fundar, juntamente com a esposa, entretanto falecida, e outros sócios fundadores.
Mas atenção que a “semente” da ACRAP já tinha sido lançada cerca de um ano antes. O facto de «não existir qualquer festejo» nas Póvoas por altura dos Santos Populares levou aquele «grupo de amigos» a organizar uma noite de São João, que viria a revelar-se «um sucesso». Seguiu-se, em outubro, uma desfolhada à moda antiga, não fosse esta uma zona da freguesia onde predominava a agricultura.
Foram estes eventos que levaram «outros amigos» a juntarem-se ao grupo inicial e, por conseguinte, à constituição da ACRAP, que, volvido pouco mais de um ano, viria a tornar-
-se filiada da CPCCRD - Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto e, no início de 2010, a filiar-se na Fundação Inatel. Ainda nesse ano, no âmbito do seu aniversário, recebeu, por parte da CPCCRD, o diploma de Associação Elo para o concelho de Estarreja, tendo sido a primeira a receber esta distinção a nível nacional.
Para continuar a ler este artigo
nosso assinante:
assinante: