Última Hora
Pub

Centro Social e Paroquial de Santo André cumpre sonho dos fundadores

A celebrar o 25.º aniversário, o Centro Social e Paroquial de Santo André, em Mataduços, volta a reafirmar o compromisso com a sociedade. Composto por quatro serviços, apela que existam mais apoios das entidades públicas

O contributo para a promoção social, cultural e integral de todos os habitantes da freguesia de Esgueira, no município de Aveiro, foi o ponto de partida que levou «cinco amigos» da comunidade, nomeadamente da Fábrica da Igreja, a sonharem com a construção de uma instituição. A 3 de janeiro de 2000, o lugar de Mataduços ganhava um novo espaço, sem prever que, após mais de duas décadas, fosse retomar novos compromissos, ciente que os desafios não estão isentos.

O contratempo e o caminho da conquista
No ano da abertura, a Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) deu a conhecer três serviços: creche; Centro de Atividades de Tempos Livres; e centro de dia, sendo que este último tinha capacidade para «receber 25 utentes», recordou Susana Amaral, diretora do centro desde a sua génese. Mais tarde, em 2001, também com o mesmo número de vagas, «foi implementado o serviço de Apoio Domiciliário», mas não foi o único, pois, com o nascimento do Programa PARES, «surgiu um novo equipamen­to», responsável por «atender 66 crianças e melhorar os restantes serviços», uma vez que existem colaborações estreitas, contou a dirigente.

Para continuar a ler este artigo

Se ainda não é
nosso assinante:
Assine agora
Se já é nosso
assinante:
Inicie sessão
Janeiro 9, 2025 . 11:30

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

Seguir
Receba notificações sobre
0 Comentários
Feedbacks Embutidos
Ver todos os comentários
Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right