Última Hora
Pub

Festas de São Gonçalinho com “cartaz musical de luxo”

Ao longo dos cinco dias haverá animação musical da boa no palco montado no Rossio, no Bairro da Beira Mar. HMB, Tony Carreira, Simply The Best - Tributo a Tina Turner e Quim Barreiros são os cabeças de cartaz da edição deste ano. Mas atuarão também tunas universitárias e DJ’s

HMB trazem a Aveiro o melhor do soul em português
Amanhã: 22 horas
Numa aposta assumidamente romântica e cheia de soul, os Héber Marques Band (HMB) mantêm a sua linha de mensagens positivas desde o início do projeto, em 2007. Em Aveiro, o público, que se espera em grande número, vai, pois, poder contar com um espetáculo onde a boa energia se sentirá do início ao fim.
Lançado no ano passado, o novo álbum dos HMB - “Neste Deserto Nascem Flores” - vai estar em destaque neste concerto das Festas de São Gonçalinho, em particular o primeiro single “Sol e Lua”, que saiu em novembro último.
Mas, ao longo da noite, certamente que também se ouvirão temas bem conhecidos, e de sucesso, do quinteto composto por Héber Marques (voz), Fred Martinho (guitarra), Daniel Lima (teclados), Joel Silva (bateria) e Joel Xavier (baixo). Falamos, por exemplo, de “Dia D”, “O Amor É Assim” com Carminho, “Não Me Leves A Mal”, “Lembra-te de Mim” com Rui Veloso, entre outros.

Tony Carreira é o “rei da noite”
Sábado: 22.30 horas
Com mais de três décadas de palco, Tony Carreira dispensa apresentações. Trata-se de uma referência incontornável na música portuguesa, sendo conhecido pelo seu profissionalismo, carisma e capacidade de criar canções que tocam o coração do público. Não é, pois, por acaso que é conhecido pelas suas digressões esgotadas, tanto no nosso país como entre as comunidades portuguesas no estrangeiro, especialmente em França, onde viveu parte da sua vida. A sua popularidade atravessa várias gerações, tornando-o um dos artistas portugueses mais queridos.
A sua música é caracterizada por baladas românticas, que combinam elementos de pop e música ligeira, muitas vezes abordando temas de amor e saudade. Tony Carreira conquistou o público português com a sua voz melodiosa e letras emotivas, lançando álbuns de grande sucesso, como “Adeus, Até um Dia” (1992), “Coração Perdido” (1997) e “O Homem Que Sou” (2010).
Em dia de aniversário (30 de dezembro), Tony Carreira editou o tema “Vou-te Amar”. Encontrando-se disponível em todos os serviços de “streaming” de música e contando com letra de Tony Carreira, Carolzinha e Bruno Sucesso, a canção é dedicada a Sara Carreira, a sua filha falecida em dezembro de 2020, e foi apresentada pela primeira vez no início do mês passado na “Gala dos Sonhos”.
Também em dezembro estreou a minissérie sobre a sua vida na TVI e na plataforma de “streaming” Prime Video. Ao longo de quatro episódios é possível ficar a saber como foi o percurso do cantor nascido em Armadouro (Pampilhosa da Serra), desde criança até à idade adulta.

O maior tributo europeu a Tina Turner no Rossio
Domingo: 22 horas
“Simply The Best - Tributo a Tina Turner” é considerado o maior tributo europeu a Tina Turner e vai estar ao vivo com um concerto memorável no Rossio. Os aveirenses e forasteiros têm, pois, uma oportunidade imperdível para ouvir alguns dos maiores clássicos desta icónica cantora, cuja carreira se prolongou por décadas e marcou gerações, tendo ainda, mesmo depois da sua morte (em maio de 2023), milhões de fãs pelo mundo inteiro.
“I Don’t Wanna Lose You”, “What’s Love Got To Do With It”, “We Don’t Need Another Hero”, “Let’s Stay Together”, “Private Dancer”, “Proud Mary”, “I Don’t Wanna Fight”, “Missing You” ou “The Best” são, habitualmente, alguns dos temas em destaque nos espetáculos de tributo a Tina Turner, que aqui é representada pela inigualável voz da Kika Cardoso (vencedora do Factor X - 2014) e acompanhada de músicos de excecional craveira e experiência.

“Mestre” da música popular portuguesa fecha programa
Segunda-feira: 22 horas
Com uma carreira de sucessos sem fim, que fazem dele um artista “hiper-requisitado”, tanto em Portugal como no estrangeiro, Quim Barreiros é capaz de ser, também, o cantor nacional que mais “clones” deixou na música portuguesa. Basta prestar atenção aos muitos acordeonistas/cantores que o tentam imitar, no estilo, fórmula, letras ou até guarda-roupa.
É a ele que cabe fechar com chave de ouro as Festas de São Gonçalinho, estando previsto um “mar de gente” no Rossio. Para cantar. E, claro, dar um pezinho de dança ao som de ícones musicais como “Mestre de Culinária”, “Os Bichos da Fazenda”, “A Coisa”, “Dar ao Apito”, “Ela Estava Contusa”, “Nunca Gastes Tudo”, “Quem Pode, Pode”, “Deixa Botar Só a Cabeça”, “Riacho da Pedreira”, “O Ténis”, “Os Pêlos do Coelhinho”, “O Peixe”, “O Poder”, “O Brioche da Sofia”, entre tantos outros.
Durante duas horas, antes do espetáculo piromusical (marcado para a meia-noite), o palco é do “mestre” da música popular portuguesa.

Janeiro 9, 2025 . 09:15

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

Seguir
Receba notificações sobre
0 Comentários
Feedbacks Embutidos
Ver todos os comentários
Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right