A peça que faz prevalecer a luz sobre a escuridão
“Solstício de Inverno” é um espetáculo de teatro com texto e encenação de Guilherme Gomes, que chega ao palco principal do Teatro Aveirense no próximo dia 18, pelas 21.30 horas.
Apresentado pelo Teatro da Cidade, fundado, em 2015, por Guilherme Gomes, Bernardo Souto, João Reixa, Nídia Roque e Rita Cabaço, o espetáculo leva ao palco cinco intérpretes e ainda o músico Leonardo Outeiro, acompanhado por uma formação de cerca 15 músicos da Banda Quinta do Picado. Uma estratégia que, segundo Guilherme Gomes, é posta em prática em todas as cidades onde a peça se apresenta, numa lógica de aproximação com a comunidade local, mas também «porque a peça precisa dessa presença», avança o encenador ao Diário de Aveiro.
Público convidado a dar conclusão à peça
Sobre o tema presente neste projeto artístico, que contou com a colaboração de Leonor Buescu na construção do texto, Guilherme Gomes avança que parte muito do conceito de solstício, aquela época do ano em que, no hemisfério norte, o inverno começa. É a altura em que existe o dia mais curto do ano e em que as noites são mais longas. É tempo de frio e quando a escuridão é maior do que a luz, mas isso não quer dizer que seja uma peça triste ou deprimente, «bem pelo contrário, traduz precisamente o desejo de vencer a sombra e prevalecer a luz», partilhou o encenador, acrescentando que «não existe uma narrativa clara, com princípio e fim».
Para continuar a ler este artigo
nosso assinante:
assinante: