Reabertura do Aquário do Bacalhau representa novo horizonte para Ílhavo
Após 11 meses de obras, o Aquário dos Bacalhaus, parte integrante do Museu Marítimo de Ílhavo, reabre as portas ao público, trazendo melhorias significativas e uma experiência renovada. O presidente da Câmara Municipal de Ílhavo, João Campolargo, celebrou este marco destacando os esforços realizados para garantir a modernização e a sustentabilidade do espaço.
UA foi fundamental
Durante a reabertura, o presidente ressaltou a importância do trabalho realizado. «Foi um trabalho muito dedicado, no qual corrigimos fragilidades identificadas ao longo dos anos.
Contámos com o apoio de parceiros como a Universidade de Aveiro e o ECOMARE, que foram fundamentais para encontrar soluções técnicas e científicas. Agora, temos uma bióloga agregada ao museu e conseguimos melhorar a qualidade da água do aquário, essencial para o bem-estar dos nossos peixes.» Além das melhorias técnicas, como alterações na fórmula de salinização e no equilíbrio da temperatura da água entre 8 e 12 graus, o aquário recebeu 23 novos exemplares de bacalhaus, já adaptados ao novo ambiente após três meses de quarentena. Campolargo destacou a importância da parceria com instituições como o Oceanário de Lisboa e o Aquário Vasco da Gama, que têm contribuído para o avanço técnico e científico da equipa do museu.
Para continuar a ler este artigo
nosso assinante:
assinante: