CAE de Sever do Vouga programa três meses intensos para abrir 2025
A Câmara Municipal de Sever do Vouga informou que, no primeiro trimestre de 2025, o CAE (Centro das Artes do Espetáculo) propõe ao público uma programação com cinema, espetáculos de música, teatro, performance e um espetáculo-oficina. Também vai promover cursos de escrita criativa e realizar conversas e encontros entre público e artistas.
As sugestões não se limitarão ao auditório, estendendo-se a espaços alternativos dentro do CAE, nomeadamente à cafetaria e à caixa de palco. Ainda sairão para o exterior, “visitando” as salas de aulas do Centro Escolar, as escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico e o parque urbano.
Três dos espetáculos terão interpretação em língua gestual portuguesa, para que os surdos e/ou as pessoas com baixos níveis de audição também possam fruir de cultura, e um deles, cocriado e interpretado por severenses, será estreia nacional.
Na área do cinema, vão ser projetados os filmes de animação “Vaiana 2” (VP), “O Quarto ao Lado”, “Mufasa”, “O Rei Leão” (VP) e “Paddington na Amazónia” (VP). Os adultos poderão ver “O Quarto ao Lado”, “O Brutalista” e o “Capitão América, Admirável Mundo Novo”.
Os espetáculos de música agendados para a cafetaria do Centro das Artes do Espetáculo, espaço de configuração intimista café-concerto, e para o auditório, na caixa de palco, para minorar distâncias do público à música erudita, fazem parte dos ciclos de música “Café e Música para os meus sentidos”, com os concertos Salverde, Miguel Calhaz e Can Cun, e “Anúncios de Primavera- concertos comentados”, com o Quarteto de Cordas do Ars ad hoc e o Quinteto Sextante.
O ciclo dos concertos que serão comentados pelo professor Jorge Castro Ribeiro chega ao fim com a apresentação, no parque urbano, da “Consagração das Árvores”, em homenagem às árvores autóctones de Sever do Vouga. Será interpretado pelas Bandas União Musical Pessegueirense e Filarmónica Severense, sob a direção artística do maestro Carlos Marques, também compositor deste livreto.
O CAE de Sever do Vouga alinhavou três propostas de teatro «bem distintas», a primeira das quais cumpre-se com a apresentação dos espetáculos “Leandro”, “Rei da Helíria” e “Uma Farsa de Inês Pereira”, do teatro Actus, para os alunos do 3.º ciclo e ensino secundário do Agrupamento de Escolas de Sever do Vouga.
Para continuar a ler este artigo
nosso assinante:
assinante: