Adjudicada a requalificação da Escola Básica José Ferreira Pinto Basto
A Câmara Municipal de Ílhavo adjudicou a obra de requalificação da Escola Básica José Ferreira Pinto Basto por pouco mais de cinco milhões de euros, com um prazo de execução de um ano.
Integrado no Agrupamento de Escolas de Ílhavo, o estabelecimento de ensino apresenta, segundo a autarquia, inúmeras patologias estruturais «que necessitam de uma resposta urgente».
Entre os problemas identificados estão infiltrações que têm danificado tetos, fachadas e paredes interiores. Outros dos problemas é a degradação das instalações desportivas e balneários, bem como mobiliário danificado, que «é desadequado em relação às atuais exigências».
Em nota de imprensa, o governo local acentuou que «esta intervenção garantirá a resolução das patologias identificadas, melhorando ainda as condições de conforto, térmico e acústico, e de eficiência energética».
Estão incluídos na empreitada «trabalhos de revisão das fachadas e coberturas, substituição de vãos, instalação de novas soluções de aquecimento, ventilação e alimentação energética do edifício».
Ainda vão ser «revistos os espaços exteriores, com a expansão de áreas verdes, instalação de novos equipamentos e instalação de soluções de sombreamento para melhor conforto na utilização do espaço exterior».
Com este investimento, o executivo presidido por João Campolargo reforça o seu «empenho na melhoria das condições na área da educação, garantindo um edifício de qualidade para a comunidade escolar».
Obra financiada pelo PRR
A obra é financiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) em 5.961.332,35 euros abrangendo, além da empreitada, a substituição do mobiliário. Será também financiado o aluguer de instalações provisórias, «para minimizar o impacto da empreitada no funcionamento das atividades letivas».