Câmara da Mealhada lançou concurso para construção de três fogos na Pedrulha
A Câmara Municipal da Mealhada aprovou, em reunião de executivo realizada ontem, o lançamento do concurso para a construção de três fogos de habitação na Pedrulha, na freguesia de Casal Comba. O preço base do concurso é de 500 mil euros e o prazo de execução é de um ano.
Serão de tipologia T3 e vão ser construídos a partir da reabilitação de um edifício junto à Capela da Pedrulha, já propriedade do município. A intervenção inclui a requalificação de toda a zona circundante, construindo-se uma praça nessa zona central da localidade.
«São três casas em ruínas que iremos transformar em habitação a custos controlados», salientou o presidente da câmara, António Jorge Franco, informando que «aquelas ruínas causavam alguns constrangimentos à população», pelo que - afirmou - o executivo viu-se «perante uma dupla oportunidade: dar resposta às necessidades de habitação no município e criar melhores condições de acessibilidade e um espaço de lazer para a população junto à capela».
A autarquia ainda informou que este projeto aguarda aprovação da candidatura ao IHRU (Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana), através da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
Este projeto junta-se a outros três projetos que o município da Mealhada está a desenvolver, de forma a colmatar a falta de habitação no concelho.
Além dos três fogos na Pedrulha, foi lançado concurso para oito fogos a construir na Póvoa da Mealhada, num investimento estimado de 1,4 milhões de euros.
Acrescente-se uma intervenção para recuperação dos 24 fogos do Bairro Social do Canedo, ao nível da correção de irregularidades e eficiência energética. A câmara pretende, também, reabilitar o Bairro Ferroviário da Pampilhosa.