Crianças nunca faltam à festa de São Gonçalinho
Além dos outros dias da festa do São Gonçalinho, em que as crianças podem ir com os adultos, as manhãs de segunda-feira do programa de cada ano são inteiramente dedicadas aos meninos de escolas e instituições, como aconteceu ontem, juntando mais de 3.000. Eram cerca de 3.300 de 90 escolas a cantar e a dançar com o “Professor Idalécio”, um animador fantástico com muitas personagens, de animais, flores e palhaços, um espetáculo no grande palco da festa, que ontem também foi para as crianças, com luzes e grande som, como nos concertos de jovens e adultos dos outros dias. E, já agora, como o da noite de ontem que encerrou os festejos em honra do santo padroeiro da beira-mar.
A manhã de ontem foi à volta do “Papa Cavacas” e, apesar de ser um conto, distribuído a todos - o “Papa Cavacas e a Fábrica das Cavacas” -, sendo a brincar também foi a sério, porque o lanche distribuído às crianças incluia... uma cavaca.
Manhã de festa
Para o espetáculo no palco-tenda chegaram a pé os das escolas mais próximas, e de autocarro os das escolas mais distantes do Rossio. Passaram pela capela antes de chegarem à tenda para o teatro musical e didático, esperados pelo “Professor Idalécio”, mas também pelo urso, o canguru, a flor, o dinossauro, a D. Maria, que gosta de fazer compras, o macaquinho e a sua mãe, e o palhaço. Todos no último dia do programa da maior festa popular de Aveiro, que, pela 11.ª vez, dedica parte do programa às crianças.
A história do livro, uma edição da Mordomia, é de Andreia Lourenço, do Serviço de Museus e Património Cultural da Câmara de Aveiro. Um conto que os meninos não tiveram tempo de ler durante a manhã, porque a festa que a Mordomia ofereceu preencheu-lhes todo o tempo. Puderam ler mais tarde ou os que ainda não sabem ouvirão a aventura do “Papa Cavacas” apanhado a tentar ficar com todas, e ver as ilustrações e design de João Godinho, João Portugal e Mónica Gonçalves. Neste caso, a Mordomia e a câmara estão juntas, «para a partilha da história e tradições do santo padroeiro da beira-mar junto dos mais novos».