Dupla aveirense vai ao Campeonato do Mundo
A 29.ª edição do Campeonato do Mundo, que arranca hoje e que se prolonga até 2 de fevereiro, e que pela primeira vez decorre em três países - Croácia, Dinamarca e Noruega -, contará com a presença de Portugal. Será a terceira vez consecutiva (e a sexta da história) que a Seleção Nacional marca presença entre a elite mundial, sendo que o seu melhor resultado (10.º lugar) foi obtido no Egipto, em 2021, e alcançado após uma longa ausência de 18 anos.
Já é oficial que a equipa lusa, liderada por Paulo Pereira, contará com dois andebolistas que deram os primeiros passos no andebol em Aveiro: Diogo Branquinho e Ricardo Brandão.
Diogo Branquinho tem 30 anos e atua no Sporting, mas o ponta esquerdo começou a sua formação no São Bernardo. É, refira-se, um dos mais experientes do grupo, sendo que durante a prova deverá atingir as 100 internacionalizações. Já Ricardo Brandão, com 20 anos, é mesmo o mais jovem da seleção nacional. O pivô, que iniciou a sua carreira no Alavarium e que atualmente representa o FC Porto, irá estrear-se em grandes competições internacionais.
Os “heróis do mar” integram o Grupo E, concentrado em Oslo. Portugal estreia-se amanhã (17h) frente aos EUA, joga na sexta-feira (17h) com o Brasil e fecha a fase preliminar no domingo (19h30) diante a Noruega. Os três primeiros avançam para a fase regular e o quarto é relegado para a Taça Presidente. O grupo luso cruza na fase regular com o F, que integra Suécia, Espanha, Japão e Chile.