Última Hora
Pub

Festas de São Gonçalinho são já património nacional

No dia em que os mordomos destes dois últimos anos entregaram o ramo aos sucessores, as festividades em honra do “Menino”, até então só de Aveiro, passaram a ser de Portugal

É oficial. As Festas em Honra de São Gonçalinho são já Património Cultural Imaterial de Portugal.
A decisão foi publicada em Diário da República ontem, precisamente no dia em que as festividades do Bairro da Beira Mar que trouxeram milhares de pessoas, crentes e não crentes, a Aveiro chegaram ao fim. O que também terminou, em ambiente de grande euforia sem descrição possível (só mes­mo vivendo pessoalmente é que se consegue ter uma perceção real do que estamos a falar), foi o mandato da Mordomia de São Gonçalinho liderada por Nuno Portela, com a já tradicional e tão aguardada passagem do ramo.
Com início marcado para as 18 horas, a arruada festiva arrancou meia hora depois, arrastando uma multidão, de on­de se destacavam os muitos cagaréus presentes, alguns de ten­ra idade ao colo dos seus pais.
Ainda antes do desfile, junto à Capela de São Gonçalinho, de cujo o topo continuavam a ser arremessadas cavacas, a nossa reportagem encontrou o presidente da Câmara Municipal de Aveiro, que, como o próprio fez questão de dizer, «é a maior patrocinadora [dos festejos]». Ribau Esteves aproveitou a conversa com o Diário de Aveiro para partilhar «uma feliz coincidência». É que precisamente ontem, dia em que se encerravam as Festas de São Gonçalinho de 2025, «foi publicado em DR o diploma que entrega formalmente à fes­ta a condição formal de pertencer ao Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial», avançou, visivelmente orgulhoso, acrescentando que tal representa «uma responsabilidade nova [para manter a classificação] e o reconhecimento de tudo o que foi feito no passado, em especial nos últimos três anos».

Para continuar a ler este artigo

Se ainda não é
nosso assinante:
Assine agora
Se já é nosso
assinante:
Inicie sessão
Janeiro 14, 2025 . 08:15

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

Seguir
Receba notificações sobre
0 Comentários
Feedbacks Embutidos
Ver todos os comentários
Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right