2025/Conquistar mais
Terminámos o ano 2024, um ano muito intenso, muito cheio, muito preenchido, com muitas atividades, com eventos, projetos, obras,…, marcado, obviamente, para a nossa história por termos sido Capital Portuguesa da Cultura, com um balanço muito positivo. Esse evento deu uma dinâmica forte e vai também motivar a marcação de 2024 como o ano recorde do turismo no nosso município.
Nessa dimensão, ficou bem marcada a atividade do ano com a primeira inauguração, logo no dia 6 de janeiro, da grande obra da requalificação do Rossio e a última a marcar a ponta final do ano, no dia 18 de dezembro, que foi a inauguração da nova Escola do 1.º Ciclo de Eixo.
Um ano importante para recordar todos os dias.
No que respeita ao ano de 2025, os princípios de gestão da Câmara Municipal de Aveiro (CMA) são os mesmos que executámos em 2024 e ao longo destes três mandatos que agora estamos a terminar. A recuperação financeira e a capacitação organizacional da nossa CMA, matérias que estão consolidadas, mas que temos que cuidar todos os dias, assim como a elevada capacidade de investimento da CMA, conseguida pela boa gestão de receita que temos feito, sempre dando uma atenção muito especial à conquista dos fundos comunitários do Portugal 2030 e do PRR.
Neste ano de 2025, vamos manter uma atividade muito intensa, vamos ter essa intensidade marcada em todas as políticas municipais, dando seguimento a esta dinâmica muito forte que temos imprimido na gestão da CMA, querendo que isso tenha seguimento no ano 2026 e seguintes, lembrando que temos eleições autárquicas em setembro/outubro deste ano novo.
Continuaremos a participar sempre com grande intensidade na vida da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA), na Associação Nacional dos Municípios Portugueses, no Comité das Regiões da União Europeia, trabalhando em equipa com o Governo de Portugal para tratarmos tantos assuntos que temos pendentes.
Temos um orçamento grande, são 218 milhões de euros, mais ou menos 2/3 para investimento, 1/3 para as despesas de funcionamento da nossa CMA, realçando as áreas principais da sua gestão, escolhendo quatro delas para partilhar algumas notas: Educação, Qualificação Urbana, Cultura e Desporto.
Na Educação, além de executarmos as várias ações do PAEMA/Programa de Ação Educativa do Município de Aveiro deste ano letivo 2024/ 2025, vamos continuar com intensidade a concretizar a qualificação do parque escolar; são cerca de 16 milhões de euros para acabar as obras das Barrocas e dos Areais neste primeiro semestre do ano, para relançar as obras do Solposto e para, terminados os projetos, lançar os concursos e iniciar as obras da Alumieira, de Sarrazola, das Leirinhas, de Esgueira, do Jardim de Infância de Eixo e, também, do Jardim de Infância e Escola do 1.º Ciclo de Oliveirinha. Uma grande operação à qual vamos continuar a dar futuro no presente.
A Qualificação Urbana vai receber investimentos de cerca de 23 milhões de euros, com a maior obra de todas, que é a 1.ª fase da qualificação do Bairro da Beira Mar, e depois muitas obras por várias localidades do nosso município, cumprindo funções importantes de dar qualidade urbana ao espaço público, o espaço onde nos encontramos no dia a dia, na Póvoa do Valado, Quinta do Picado, São Jacinto e em tantas outras.
Na Cultura, vai continuar o grande investimento nos eventos, nas atividades que vamos continuar a ter e a marcar o calendário de todo este Ano Novo. Nos investimentos, vamos continuar a ter um montante muito importante, são cerca de 14 milhões de euros para arrancarmos com as obras do Museu de Aveiro Santa Joana, as do Museu de Arte Cerâmica Contemporânea, onde vai estar o espólio da nossa Bienal, a Casa de Memória, o Arquivo Municipal, que vamos construir no Quarteirão de Artes e Cultura de Aveiro, ali bem próximo ao Arquivo Distrital, em Aradas, e também o Museu da Terra, em Requeixo.
Uma aposta muito importante é a que vamos fazer com os investimentos de capacitação, dando modernidade e qualidade a seis edifícios culturais que já existem e que vão ter vida nova nos próximos tempos: desde logo, em Cacia, Eixo, Esgueira, Nossa Senhora de Fátima e na Taipa, assim como em São Bernardo, sendo esta uma operação mais profunda e de maior envergadura.
No Desporto, o destaque vai para o novo Pavilhão Desportivo que queremos construir junto ao Estádio Municipal de Aveiro - Mário Duarte: vamos lançar o terceiro concurso público, procurando ter empreiteiro para iniciar e executar esta obra.
É mais um ano cheio de obras, de eventos especiais, e quero, obviamente, nesta mensagem de Ano Novo, destacar a aposta em ativarmos o Aeródromo Municipal em São Jacinto, o apoio e o acompanhamento das obras da CIRA, em Cacia, seja a Ponte Açude do Rio Novo do Príncipe, que está em plena execução, a Qualificação da Margem Esquerda do Rio Novo do Príncipe, que vai entrar em obra neste primeiro trimestre, e o Sistema de Defesa Primário do Baixo Vouga Lagunar em fase de adjudicação. São 45 milhões de euros de obras muito importantes e esperadas há muitos anos.
Uma referência e um lugar sempre muito especial para o Eixo Rodoviário Aveiro Águeda (ERAA) e várias outras operações de qualificação viária que queremos executar. São 52 milhões de euros, sendo que o ERAA é um velho objetivo que também tem uma importância regional nesta nossa querida região de Aveiro.
No que respeita a investimentos do Governo, fica sempre um lugar de primazia para a ampliação do Hospital Infante D. Pedro, o nosso Hospital de Aveiro, que está na fase da adjudicação de projeto, sendo que nesse processo e na gestão da ULS - Região de Aveiro vamos continuar a trabalhar em equipa com a sua administração.
Uma tarefa que vamos continuar a cumprir com intensidade é a da gestão das novas competências da descentralização, com grande qualidade, como temos feito na Cultura, na Educação, na Ação Social, e também na Saúde, embora esta área tenha problemas estruturais para resolver da responsabilidade do Ministério da Saúde. De uma vez por todas, queremos também assumir a gestão da Frente Ria de São Jacinto, para que ela passe a ser bem gerida e bem utilizada.
É desta forma muito intensa, muito presente em todo o nosso município e em todas as políticas municipais, que queremos e vamos continuar a trabalhar, também com as associações, as juntas de freguesia, a nossa Universidade de Aveiro, as nossas muitas empresas privadas e, obviamente, com todos e cada um dos nossos cidadãos: todos são muito importantes para prosseguirmos este trabalho de qualidade e de concretização do crescimento do nosso querido município de Aveiro.
É neste episódio intenso que vos convido a participar e a viver connosco este ano 2025, que com o trabalho e o contributo de todos vai seguramente ser fantástico.
Um bom ano de 2025 para todos.