Como incluir a IA nas empresas e na sociedade
Alunos do Instituto Superior de Ciências da Informação e da Administração (ISCIA), em Aveiro, promoveram, ontem, a oitava edição do evento ABC Digital, com o tema central “Inteligência Artificial nas Empresas e Redes Sociais”. O encontro reuniu especialistas do mercado digital e contou com a participação ativa de estudantes, marcando um ponto alto na aproximação entre o ensino superior e a comunidade.
O coordenador do curso de Comunicação Digital, Hugo Carvalho, destacou como principal objetivo do evento «levar o ensino para a rua», reforçando o impacto social do conhecimento académico.
«Não podemos manter o ensino trancado dentro da sala de aula. O papel da academia é levar a inovação, tecnologia e empreendedorismo à comunidade», afirmou.
Participação ativa dos alunos e da comunidade
Organizado principalmente por alunos do curso de Comunicação Digital, o evento também contou com a colaboração de outras instituições, criando um ambiente de aprendizagem mútua. Rodrigo Vicente, um dos coordenadores estudantis, reconheceu os desafios enfrentados. «Houve falhas, mas assumimos a responsabilidade e resolvemos os problemas. Este foi o nosso primeiro contacto prático com a organização de um evento desta dimensão, mas estamos muito contentes com o resultado que está a ter e o impacto que pode gerar. Temos convidados com um alto perfil, que estão a partilhar conhecimento relacionado com a inovação e o futuro digital, que está a ser uma realidade e a abrir muitas oportunidades de trabalho. São temas importantes e que merecem ser discutidos».
A propósito, o professor Hugo Carvalho ressalvou o caráter educativo das falhas. «A escola é o único lugar onde podemos falhar e sermos reconhecidos por isso. Estamos aqui para ajudar os alunos a superar esses erros», comentou.
Entre os oradores, André F. Costa, fundador da SuperHumano AI, falou sobre como a Inteligência Artificial (IA) pode preparar os profissionais do futuro. Sharine Fernandez, especialista em “startups”, abordou estratégias para aplicar IA no desenvolvimento de negócios, destacando a importância da inovação: «Cada inovação é uma porta que se abre, e temos de estar prontos para aproveitar as oportunidades. É a primeira vez que a tecnologia e o ser humano se encontram em comunicação em busca da evolução». Por fim, Bruno Vide discutiu o impacto da IA na criatividade, enquanto Nuno Mateus Coelho apresentou soluções para garantir a segurança digital nas empresas.
O evento atraiu não apenas estudantes do ensino superior, mas também do secundário, mostrando o interesse crescente pela inovação tecnológica. A iniciativa do ISCIA procura incentivar a colaboração entre o ensino superior e a sociedade para gerar um impacto significativo e promover discussões relevantes para o presente e o futuro.
O tema escolhido reflete a sua relevância no contexto atual. Segundo Hugo Carvalho, a IA já não é apenas futuro, mas também presente. Citando um artigo recente de Bill Gates, que prevê mudanças profundas na sociedade nos próximos cinco anos, referiu que «o nosso objetivo é informar a comunidade sobre as oportunidades e riscos da IA, desmistificando o tema e promovendo o diálogo aberto».
O compromisso do ISCIA com as novas tecnologias procura estar na linha da frente, e já integra a IA no currículo desde o surgimento dos primeiros “bots”, há cerca de três anos. Também oferece uma pós-graduação em Inteligência Artificial aplicada ao mundo dos negócios.