Chuva intensa provoca derrocada na muralha histórica de Castelo Branco
A intempérie registada hoje de madrugada provocou uma derrocada na muralha histórica de Castelo Branco e a Câmara Municipal adiantou que a estrutura vai ser devolvida “à sua forma original”.
A autarquia albicastrense informou, em comunicado, que mobilizou máquinas para proceder à limpeza e remoção dos escombros e anunciou um plano de reconstrução.
Segundo a Câmara de Castelo Branco, a intervenção “inclui a preservação e catalogação das pedras originais da muralha, garantindo a sua posterior reintegração no património histórico da cidade”.
Na mesma nota é referido que foi solicitado apoio técnico ao Património Cultural, I.P., que tem agendada para dia 28 uma vistoria com o objetivo de orientar os trabalhos de intervenção na área afetada.
O aluimento aconteceu no cruzamento entre a Rua Vaz Preto com a Rua Mouzinho Magro e o alerta foi dado às 04:11, a que se seguiram “trabalhos de contenção”.
De acordo com a edilidade, o local tinha sido previamente sinalizado como sendo de risco, com a instalação de cancelas e fitas de interdição a peões e viaturas, como medida preventiva.