Município de Ílhavo vai entregar 225 compostores domésticos
Numa contínua aposta na valorização dos biorresíduos e no seu tratamento na origem, através da compostagem, o município de Ílhavo irá proceder à entrega de compostores domésticos, no âmbito dos Contratos Interadministrativos assinados com as Juntas de Freguesia para 2025. Uma operação que representa um investimento de 10 mil euros.
Segundo a autarquia, serão entregues 225 equipamentos, tendo como critério o efetivo da população residente, distribuídos da seguinte forma: 96 compostores para a (ECO) freguesia de São Salvador, 89 compostores para a (ECO) freguesia da Gafanha da Nazaré, 30 compostores para a Freguesia da Gafanha da Encarnação e 10 compostores para a freguesia da Gafanha do Carmo.
Os compostores têm uma capacidade de 300 litros e dimensões de base de 60x60 centímetros, devendo ser instalados diretamente no solo para garantir o seu correto funcionamento.
A atribuição é exclusiva para munícipes que residam em moradias com terreno disponível, onde o composto resultante poderá ser integrado diretamente no solo.
Com a sua entrega, será desenvolvida uma ação de sensibilização sobre o processo de compostagem, que visa esclarecer e informar os participantes sobre «como e o que separar, quais as vantagens, e os respetivos procedimentos a ter», com vista à obtenção de um bom composto, «devolvendo à terra aquilo que dela provém».
As inscrições estão abertas até ao dia 20 de fevereiro e devem ser realizadas através do preenchimento de um formulário, que está disponível nas redes sociais e no site do município.
Diminuir resíduos no aterro
«A compostagem é um processo essencial para a redução dos resíduos indiferenciados, uma vez que os biorresíduos - restos de alimentos e resíduos verdes - representam cerca de 40 por cento do total dos resíduos encontrados no contentor», salientou a autarquia ilhavense.
Acrescentou, ainda, que este projeto «contribui não só para a proteção do meio ambiente, mas também para a redução de custos para as famílias, dado que a diminuição de resíduos indiferenciados tem impacto direto na taxa aplicada ao consumo de água». A redução da quantidade de resíduos enviados para aterro é uma das principais metas da estratégia ambiental do município, que inclui outras medidas contínuas, como o alargamento da rede de ecopontos e ações de sensibilização para uma gestão responsável dos resíduos.