Inaugurada no Hospital de Oliveira de Azeméis unidade especial para doentes geriátricos
Essa nova valência do distrito de Aveiro e da Área Metropolitana do Porto já está em funcionamento desde junho, mas a sua inauguração formal dá-se apenas agora.
Integrando o Serviço de Medicina Interna, a estrutura será coordenada pelo médico Gonçalo Sarmento e Costa, que explica à Lusa que a designada Unidade de Geriatria “visa o tratamento das patologias mais prevalentes do doente idoso e procura intervir nas síndromes associadas ao envelhecimento, que acabam por ser responsáveis pela deterioração física e cognitiva dos doentes mais velhos”.
Exemplos desses sintomas geriátricos são a imobilidade ou elevado risco de queda, a demência ou deterioração cognitiva, a incontinência, a desnutrição, a sarcopenia “ou até a fragilidade, que nos doentes idosos é muito comum”.
Para atender a esses e outros problemas, a capacidade de internamento da nova unidade reparte-se por dois públicos-alvo: 30 camas para doentes com patologia aguda ou crónica agudizada, complementadas com uma área de terapia ocupacional e um ginásio de fisioterapia; e seis camas para utentes acometidos por fratura do colo do fémur, em regime de orto-geriatria.