Câmara de Aveiro integra saldo de gerência no orçamento de 2025
A Câmara de Aveiro aprovou hoje a primeira revisão orçamental do ano que procede à integração do saldo do exercício de 2024 no Orçamento de 2025, no valor de 33,6 milhões de euros (ME), informou a autarquia.
A decisão foi tomada na reunião privada do executivo municipal e segue agora para apreciação e votação na Assembleia Municipal.
De acordo com os dados agora divulgados, o saldo de 2024 (33,6 ME) é superior ao de 2023 (25,7 ME) em 7,9 milhões, o que corresponde a um aumento de 30,7%, contrariando a tendência que se vinha verificando nos últimos anos, desde a saída do Programa de Ajustamento Municipal em 2021.
Em declarações à Lusa, o presidente da Câmara explicou que o aumento do saldo de gerência ficou a dever-se aos atrasos nos fundos comunitários.
"Como o Programa de Recuperação e Resiliência (PRR) leva o atraso que leva e o Portugal 2030 só agora é que está a começar, nós tivemos verbas orçamentadas que não se executaram e por isso o saldo subiu", esclareceu o autarca.
Segundo uma nota de imprensa, a verba em causa já tem o seu uso definido no Plano e Orçamento da Câmara para 2025, ao nível das despesas correntes e em especial ao nível das despesas de capital/investimento, dando cumprimento e seguimento às opções políticas e de gestão, e a compromissos já assumidos e em desenvolvimento.
Ainda na mesma reunião, o executivo municipal deliberou aprovar os restantes documentos inerentes à execução orçamental à data de 31 de dezembro de 2024 (Mapa de Fluxos de Caixa, Mapa de Execução Orçamental da Receita, Mapa de Execução Orçamental das GOP, Resumo Diário de Tesouraria, Mapa de Execução Orçamental de Despesa).