Última Hora
Pub

Atriz Luana Piovani é a rainha do Carnaval da Bairrada

A tradição mantém-se, mas este ano no feminino, com a atriz, apresentadora e produtora teatral a ser a escolha da Associação do Carnaval da Bairrada. Ao seu lado estarão dois jovens reis

A atriz brasileira Luana Piovani vai ser a rainha do Carnaval Lu­so-Brasileiro da Bairrada, que terá lugar de 22 de fevereiro a 4 de março, com um total de cinco desfiles, anunciou ontem a organização do evento.
Para estar ao lado da atriz brasileira, a Associação do Carnaval da Bairrada escolheu dois jovens reis, do concelho da Mealhada, autores da comédia “A Ratoeira Portuguesa”: Manuel Lopes e Lourenço Ligeiro.
«Estamos todos com uma grande expectativa. Podemos esperar a continuação da qualidade e do espetáculo que foi apresentado nos últimos anos, sendo que este ano com mais garra e afinco por parte de todos os intervenientes», considerou o presidente da Associação do Carnaval da Bairrada, Victor Ferreira.
O evento, que conta com o a­poio do município da Mealha­da, é, segundo o presidente da câmara municipal, António Jor­ge Franco, «uma marca forte que valoriza a Mealhada».
«É um evento que vai muito para além das fronteiras do concelho e da região. É algo que atrai, todos os anos, milhares de pessoas ao nosso concelho, que acabam por descobrir a nossa cultura, a nossa atratividade, os nossos pontos turísticos e a nossa gastronomia, através da bandeira das 4 Maravilhas», sustentou.
De acordo com António Jor­ge Franco, o Carnaval tem um impacto muito grande em termos sociais, «ao envolver centenas e centenas de pessoas nas escolas de samba».
«Desde crianças a seniores, todos dão uma mão para que o Carnaval seja este importan­te cartão-de-visita. É extraordinário aquilo que as nossas escolas de samba fazem, desde os carros alegóricos aos fatos, a música das baterias…», acrescentou.
O evento arranca a 22 de fevereiro com o Carnaval Trapalhão, estando reservado para o dia seguinte o Carnaval de Pal­mo & Meio, que deverá juntar cerca de 1.500 crianças das escolas e das instituições particulares de solidariedade social (IPSS) do concelho da Mealhada.
Os corsos carnavalescos, com a prestação das quatro escolas de samba participantes - GRES Amigos da Tijuca, GRES Batuque, GRES Real Imperatriz e Sócios da Mangueira -, além de grupos apeados, terão lugar no Domingo Gordo (2 de mar­ço) e no Dia de Carnaval (4 de março), estando igualmente previsto o Desfile Noturno na véspera (3 de março).
O percurso dos desfiles tem início junto dos CTT, passando pela Rua Dr. José Cerveira Lebre (bancadas junto ao tribunal e Jardim Municipal), depois pela Rua Eduardo Alves de Matos, seguindo para a Avenida 25 de Abril (nova zona de bancadas) e terminando na Praça do Chou­pal.

Edição amiga do ambiente
Para a presente edição do Carnaval Luso-Brasileiro da Bairrada, a organização lançou a iniciativa «Carnaval Lixo 0: + Samba - Lixo», um projeto que «nasce da necessidade de, coletivamente, incitar os intervenientes diretos na festa a tomar atitudes mais conscientes e sustentáveis, quer socialmente, como ambientalmente».
Em parceria com a Câmara da Me­a­lhada, através do Centro de Interpretação Ambiental e da Divisão de Serviços Urbanos e Ambiente, estão a ser realizadas ações de sensibilização junto das escolas de samba da Mealhada para a importância do descarte consciente dos resíduos que advêm da produção das fantasias e alegorias de Carnaval, como tecidos, esponjas, esferovite, arames, entre outros.
Para garantir a correta separação destes resíduos, os serviços disponibilizaram contentores de reciclagem nas sedes das escolas, estando a proceder à sua recolha.
Segundo a organização, o bilhete diário tem um custo de sete euros, mas há «a possibilidade de “packs” gerais e outras soluções economicamente van­tajosas».

Janeiro 25, 2025 . 10:00

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

Seguir
Receba notificações sobre
0 Comentários
Feedbacks Embutidos
Ver todos os comentários
Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right