Festival internacional de Filosofia junta uma dezena de pensadores a Cascais em junho
A estreia de um festival internacional de Filosofia e a manutenção de iniciativas como o Cooljazz, o Estoril Open e o Christmas Village estão na agenda do município de Cascais para 2025.
A agenda de eventos do município de Cascais para este ano foi apresentada pelo vice-presidente da Câmara, Nuno Piteira Lopes, aos jornalistas, durante uma cerimónia que decorreu no Casino Estoril.
Ao todo, são perto de meia centena de iniciativas culturais e desportivas que irão decorrer no concelho de Cascais, distrito de Lisboa, ao longo de 2025, a maioria já com alguns anos.
No início da apresentação, o vice-presidente da Câmara de Cascais sublinhou que se trata de uma agenda “forte e robusta” e indicou que as iniciativas “terão de obedecer a um rigoroso e apertado regulamento sustentável".
Uma das novidades para este ano é a realização de um festival internacional de Filosofia, designado “Espanto”, que terá lugar entre 19 e 22 de junho em vários locais do concelho, nomeadamente em três bairros sociais, num restaurante e na Casa das Histórias Paula Rego.
Serão “quatro dias de palestras, entrevistas, debates, intervenções artísticas, jantar doméstico, conversas orientadas, treino de pensamento”, reunindo sete curadores, 10 pensadores, 40 oradores e entre 1.500 a 2.000 participantes presenciais esperados.
A Câmara de Cascais anunciou também para 2025 a manutenção de eventos já considerados “míticos” como o torneio de ténis Estoril Open, o Cooljazz (4-31 de julho), o Lumina (12-14 de setembro) e o Christmas Village.
Irão ainda realizar-se outras iniciativas de relevo como o “Estoril Classics”, o festival Coala, as Conferências do Estoril, “Chefs on Fire”(gastronomia) e as Festas do Mar.