Joana Regadas assume presidência da AAUAv
Ontem, numa cerimónia especial, a Universidade de Aveiro (UA) deu as boas-vindas à nova direção da Associação Académica da Universidade de Aveiro (AAUAv). No comando está Joana Regadas, estudante de 24 anos, natural de Lousada, no distrito do Porto, e aluna de Engenharia Biomédica. Joana Regadas assume a liderança de uma associação com mais de 46 anos de história, que só havia contado com uma mulher na sua presidência, há mais de 19 anos.
UA mais próxima dos estudantes
Na cerimónia, o reitor da UA, Paulo Jorge Ferreira, destacou a proximidade da Universidade de Aveiro com a região e, sobretudo, com os estudantes, afirmando que esta ligação é essencial para o sucesso da instituição. «Diz-se que somos próximos da região, das empresas, mas, para mim, há algo mais importante: somos próximos dos estudantes».
Paulo Jorge Ferreira elogiou o espírito crítico e irreverente dos jovens que integram a associação, considerando-o um reflexo da essência académica. «A Associação Académica é essencial para construir essa comunidade. Ano após ano, vejo jovens dedicados a tornar a Universidade de Aveiro melhor, criticando-a quando necessário. Esse é o espírito associativo: atento, irreverente, completamente autónomo». O reitor concluiu, reforçando que o sucesso da UA depende diretamente dos seus estudantes: «A força de uma academia vem dos seus estudantes. Agradeço aos que iniciam agora este ciclo e aos que já o concluíram. Vocês são os pilares de uma universidade mais forte».
Novo capítulo para a AAUAv
Já como presidente oficial da AAUAv, Joana Regadas apresentou um discurso inspirador, delineando uma visão ambiciosa para o futuro da associação e reafirmando o compromisso com os 18 mil estudantes que representa. «A abertura de um novo capítulo é como aquilo que prende o leitor ao livro: pode responder a questões anteriores, trazer novas descobertas e desafios, mas mantém sempre viva a vontade de continuar».
Joana Regadas destacou que esta nova fase será marcada por inovação, inclusão e uma abordagem prática para resolver problemas que persistem entre gerações. A nova presidente frisou o compromisso com a criação de um ensino superior mais próximo dos estudantes, inclusivo e alinhado às necessidades da comunidade académica.
Para continuar a ler este artigo
nosso assinante:
assinante: