PSP Aveiro tem um novo comandante
O superintendente da PSP, Rui Conde, é o novo comandante distrital de Aveiro da PSP, substituindo no cargo o superintendente João Paulo Caetano.
Designado por despacho da ministra da Administração Interna, publicado ontem no Diário da República, com efeitos desde o passado dia 14, Rui Manuel de Almeida Conde, de 58 anos, natural de Aveiro, tomará posse do cargo em breve.
Proposto pelo diretor nacional da PSP, designado em comissão de serviço pelo período de três anos, é licenciado em Ciências Policiais pelo Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna. Foi inspetor da Inspeção da PSP; oficial de ligação do Ministério da Administração Interna, junto da Embaixada de Portugal em Luanda; 2.º oficial de segurança da missão de polícia da União Europeia na República Democrática do Congo - EUPOL-RDC, e da missão de segurança no âmbito da Política Europeia de Segurança e Defesa; chefe da Área de Operações e Segurança do mesmo Comando, e já foi comandante da PSP de Leiria e de Viana do Castelo. Teve, ainda, várias funções no Comando Metropolitano do Porto.
Comandante medalhado
Desempenhou, ainda, e em acumulação, as funções de oficial de ligação e segurança na Federação Portuguesa de Futebol - Seleção Nacional de Futebol A, participando nas reuniões de preparação da segurança para a fase final do Campeonato da Europa de Futebol UEFA 2000 e do Campeonato do Mundo de Futebol FIFA 2002.
Tem cursos de Direção e Estratégia Policial, de Comando e Liderança; Planeamento e Gestão de Grandes Eventos; Comando e Gestão de Incidentes Tático-policiais; Formação Pedagógica de Formadores; de Ordem Pública, Formação TOPSPOC IX, do Colégio Europeu de Polícia (CEPOL) e, finalmente, de Auditor do 45.º Curso de Defesa Nacional.
Tem as medalha de “Ouro de Comportamento Exemplar”, de “Assiduidade de 3 Estrelas”; “Serviços Distintos”, da União Europeia, e pela missão na República Democrática do Congo. O Diário da República publicou, também ontem, as designações dos novos comandantes distritais de Viana do Castelo, Portalegre, Évora e Bragança.