Graterol Santos Pub
Ua Conselho Pub
Adicionadevelopments Pub
Graterol Santos Pub
Ua Conselho Pub
Pub

Rancho Folclórico “As Tricaninhas de São Miguel de Fermelã” celebra 25 anos e aposta na renovação

Fundado em 2000, o grupo prepara-se para assinalar 25 anos de história e procura, acima de tudo, atrair novas gerações, enfrentando os desafios de financiamento e adesão que marcam a atualidade do folclore português

No passado dia 8, o Diário de Aveiro esteve à conversa com Daniel Santos, presidente do Rancho Folclórico “As Tricaninhas de São Miguel de Fermelã”. Fundado em 2000, o grupo prepara-se para assinalar 25 anos de história e procura, acima de tudo, atrair novas gerações, enfrentando os desafios de financiamento e adesão que marcam a atualidade do folclore português.

Rancho une gerações
Com a chegada do quarto de século em atividade, o presidente comenta o caminho percorrido que tem levado o gru­po ao sucesso. «Começámos no ano 2000, quando o grupo surgiu na freguesia de Fermelã - na­quele tempo ainda não existia a união de freguesias. Tivemos a nossa primeira atuação a 8 de julho desse ano, e, entretanto, temos vindo a crescer e a estar presente na maioria das festas da região e em várias partes do concelho».
Segundo Daniel Santos, o rancho conta, hoje, com cerca de 35 elementos, os quais conseguem juntar diversas gerações ao mesmo som. «Temos idades que vão desde os 17 até aos 85 anos. É muito interessante ver esta mistura de gerações: há a camada mais jovem e há quem já não consiga, por exemplo, participar em todos os cortejos, pela extensão das caminhadas, mas continua sempre presente».
Questionado sobre a rotina do grupo, o presidente explica que o regresso, após as restrições da pandemia, foi complicado. «Sentimos bastante a dificuldade no regresso aos ensaios: chegámos a ter apenas dois pares a ensaiar. Agora já temos oito pares, o que mostra que estamos a renascer e a atrair de novo elementos».
25 anos a valorizar
as tradições
Completando um quarto de século em 2025, a grande a­posta recai na celebração e na persistência em manter vivas as tradições folclóricas. Daniel Santos, que integra o grupo qua­se desde o início, lembra o valor das raízes. «Este ano, vamos fazer o nosso festival habitual, mas com uma componente especial: queremos levar o rancho à igreja, onde tudo começou.

Depois do festival, vamos promover uma animação, ainda em fase de planea­men­to», adianta.
O dirigente realça que muitos ranchos folclóricos na região acabaram por fechar portas, mas salienta que o trabalho com convicção realça o desejo por manter a atividade. «Temos consciência do desafio que é manter o grupo ativo, mas também a convicção de que, valorizando as tradições, poderemos continuar a atrair membros e público», salienta.

Para sustentar despesas, co­mo a compra de trajes, o pagamento de transportes ou seguros, o rancho organiza diferentes eventos, como torneios de “sueca”. «Dia 8 de fevereiro teremos o nosso torneio, para tentar angariar fundos que nos permitam continuar a atuar. Temos apoios da freguesia e do município de Estarreja, mas, ain­da assim, não é suficiente. Sem estes eventos paralelos, seria muito complicado», destaca o presidente, pretendendo reforçar o apelo à comunidade local para participar e apoiar a preservação das danças, cantigas e trajes que marcam a identidade cultural de São Miguel de Fermelã.

Preservar a memória com olhos no futuro

Com a motivação de celebrar 25 anos e o desejo de se manter ativo, o Rancho Folclórico “As Tricaninhas de São Miguel de Fermelã” traça como grande objetivo a renovação contínua e a captação de novos elementos. «Temos um longo trajeto a percorrer, mas queremos continuar a levar o folclore às ruas e a fazer parte das festas, desfiles e convívios da região, honrando o passado e olhando para o futuro».

Deste modo, Daniel Santos deixa o convite à população para se juntar aos ensaios, às atuações e às atividades de angariação de fundos, garantindo que o rancho continuará a dançar, cantar e dar vida às tradições locais por muitos anos.

Janeiro 31, 2025 . 10:45

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

Seguir
Receba notificações sobre
0 Comentários
Feedbacks Embutidos
Ver todos os comentários
Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right