
Alunos e professores do AEJE apresentam projetos interativos
O Agrupamento de Escolas José Estêvão (AEJE) realizou, ontem, um evento especial para apresentar os trabalhos desenvolvidos pelos alunos ao longo do primeiro semestre. A iniciativa, que se insere no âmbito dos Domínios de Autonomia Curricular, da Cidadania e Desenvolvimento e da Oferta Complementar, alinhando os trabalhos com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), teve como objetivo fomentar o envolvimento dos estudantes e fortalecer a construção do conhecimento com atividades interativas que promova o interesse de toda a comunidade escolar, refletindo sobre temas essenciais para a sociedade.
A programação do evento incluiu também momentos de interação entre alunos de diferentes ciclos, incentivando o intercâmbio de conhecimentos e experiências. Os estudantes puderam apresentar os seus projetos a colegas, professores e visitantes, promovendo um ambiente colaborativo e de coesão dentro da Escola José Estêvão.
Durante o evento, Isabel Lemos, coordenadora de projetos da escola, explicou a importância da iniciativa e o seu impacto na comunidade escolar. «Esta atividade vem-se realizando desde 2018 no âmbito da cidadania e desenvolvimento, permitindo que as turmas desenvolvam projetos que vão ao encontro do projeto educativo da escola, que tem como linha orientadora os ODS. Este ano, assinalamos também os 500 anos do nascimento de Camões e os 80 anos do fim da Segunda Guerra Mundial», explicou.
A coordenadora destacou ainda o envolvimento dos alunos de todos os ciclos e escolas do agrupamento, reforçando o caráter inclusivo da iniciativa. «O objetivo é que os alunos desenvolvam projetos de cidadania ativa, que vão para além da sala de aula, e contribuam para a sua formação como cidadãos conscientes.», concluiu.
Ao longo do evento, os estudantes apresentaram projetos relacionados com diversas áreas, como interculturalidade, direitos humanos, mundo do trabalho e educação ambiental. Segundo Isabel Lemos, «cada turma é única e cada projeto reflete essa individualidade, o que é sempre visto como um ponto positivo. O trabalho colaborativo entre os alunos é um dos pilares desta iniciativa».