
Casa da Ti Ana quer dar resposta a carências de habitação
O Centro Paroquial de Assistência da Freguesia de Pardilhó (CPAFP) tem planos para recuperar duas casas antigas da freguesia, localizadas na Rua Professor José Maria Godinho, para aí criar duas novas respostas sociais com capacidade total para 20 pessoas. Em causa, segundo Maria do Carmo Pinho, vice-presidente da instituição, estão os projetos Habitação Colaborativa e Comunidade de Inserção. O primeiro, num dos edifícios, contará com duas unidades habitacionais (T2 e T3), ao passo que no outro imóvel, exatamente em frente, serão instaladas unidades funcionais autónomas.
O objetivo é dar resposta a pessoas do concelho de Estarreja com carência habitacional. O último Diagnóstico Social do município identificou «bastantes» residentes nesta situação, assinalou a responsável.
Ao projeto foi dado o nome Casa da Ti Ana, em homenagem a uma «figura carismática» da freguesia. «A Ti Ana Mouca era uma assadora de castanhas muito popular em Pardilhó», diz Maria do Carmo Pinho. A mulher, entretanto falecida, doou uma casa ao Centro Paroquial local em 2002. A instituição comprou pouco depois o edifício localizado do outro lado da rua e ambos os edifícios têm andado «de projeto em projeto», sem, porém, algum ter sido concretizado até hoje.
Para continuar a ler este artigo
nosso assinante:
assinante: