
Entrudo Infantil mobiliza a “pequenada” para a defesa do meio ambiente
«Não sejas careta - poupa o planeta!». A sustentabilidade foi o tema da edição deste ano do Entrudo Infantil de Aveiro, que ontem juntou as crianças do pré-escolar e do 1.º ciclo do concelho - das escolas e das instituições sociais - para o tradicional desfile que deu cor, muita música e alegria às artérias mais movimentadas da cidade.
Com início na Praça Marquês de Pombal, o corso seguiu pela Rua dos Combatentes da Grande Guerra, Rua de Coimbra, Praça General Humberto Delgado, Avenida Dr. Lourenço Peixinho, no sentido ascendente até à passadeira elevada na esquina com acesso ao Mercado Manuel Firmino e “descida” da avenida, seguindo, depois, pela Rua Viana de Castelo, Praça General Humberto Delgado (Ponte - Praça), Rua João de Mendonça e término no Rossio.
Àquela mensagem ambiental juntaram-se muitas outras, com apelos como «não deixem lixo no chão» e «menos lixo - mais futuro». A petizada e respetivas professoras e auxiliares de ação educativa ostentavam “fantasias” de acordo com o tema, personificando, nomeadamente, “Heróis do Vento”, “Ecopontos”, árvores, flores e frutos, e destacando “O tesouro da Terra limpa” e fazendo por desvendar “O mistério do planeta limpo”.
Trabalho valeu a pena
«Foi giro», testemunhou o pequeno (6 anos) Simão Pereira, de Eixo, quando questionado sobre o trabalho de preparar a sua vestimenta e os adereços para participar neste Entrudo. «Gosto do Carnaval e estou muito contente por participar», declarou. O colega José Manuel (7 anos), da mesma freguesia, que participou no desfile pela primeira vez, corroborou que valeu a pena o trabalho que culminou na alegre manhã de ontem: «Foi divertido», disse.
Para continuar a ler este artigo
nosso assinante:
assinante: