Adiciona Pub
Graterol Pub
Adiciona Pub
Graterol Pub
Pub

Charanguinha, Pinguins e Barulhentas “levam a taça”

«E os vencedores da edição de 2025 são...». Este era- após meses e meses de dedicada preparação e de dias a fio de grande folia, sob o efeito da Vitamina da Alegria - o anúncio mais aguardado na noite de anteontem para as bandas de Ovar.

Poucas horas depois de mais um Grande Corso Carnavalesco, que juntou 24 grupos (Escolas de Samba, Passerelle e Carnavalescos) e mais de dois mil figurantes na Avenida Sá Carneiro, para além de milhares de pessoas a assistirem, a Terça-feira Gorda terminou com chave de ouro, com a festa de encerramento na qual foram tornados públicos os nomes dos participantes que se destacaram este ano.

Falamos, concretamente, dos Pinguins, que venceram na categoria de Carnavalesco; das tetracampeãs Barulhentas (Passerelle); e da Charanguinha, que arrebatou o primério prémio na categoria de Escolas de Samba.

Recorde-se que, desta vez, a Charanguinha, que já não vencia há oito anos, convidou todos a embarcar numa viagem mágica pelo misterioso mundo do oceano, um reino vasto onde o real se mistura com o místico.

O enredo celebrou Neptuno, o majestoso Deus dos Mares, figura imponente que domina a alma dos marinheiros e que sempre foi símbolo e padrinho da Charanguinha.
Por seu turno, as Barulhentas desafiaram os foliões a calçarem as melhores “Texanas” e a juntarem-se a elas numa viagem quente pelo deserto dos Estados Country da América do Norte, com muita cor, alegria e “line dancing”.

Já os Pinguins, com as suas estátuas vivas e não só, fizeram uma “Visita Guiada de Perder a Cabeça”, na qual «cada traje carregou uma narrativa, expressões, emoções, visões e perspetivas que transcenderam o tempo, convidando o observador a explorar sua forma e significado e encontrar beleza».

Ainda a propósito das classificações, a escola de samba Costa de Prata ficou em 2.º lugar, a Juventude Vareira em 3.º e a Kan-Kans em 4.º.

No caso dos grupos de Carnavalesco, os Xaxas foram os 2..ºs, Pindéricus 3.ºs, Vampiros 4.ºs, Garimpeiros 5.ºs, Zuzucas 6.ºs, Marroquinos 7.ºs, Catitas 8.ºs, Não Precisa 9.ºs, Pierrots 10.ºs, Carrucas 11.ºs, Hippies 12.º.s, Marados 13.ºs e Condores 14.ºs.

No que diz respeito aos de Passarelle, as Joanas do Arco da Velha ficaram em 2.º, Melindrosas em 3.º, Levados do Diabo em 4.º, Bailarinos de Válega em 5.º e Palhacinhas em 6.º. GN

Março 6, 2025 . 08:30

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

Seguir
Receba notificações sobre
0 Comentários
Feedbacks Embutidos
Ver todos os comentários
Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right