Adicionadevelopments Pub
Ua Xperimenta Pub
Graterol Santos Pub
Adicionadevelopments Pub
Ua Xperimenta Pub
Pub

O fogo já não arde, mas ainda queima

Seis meses depois, percorremos a rota do fogo e encontrámos cicatrizes nos troncos e nas casas e também na cabeça das pessoas

Há memórias que não desaparecem, como tatuagens na pele. Maria da Conceição, de 76 anos, está atrás do balcão da sua mercearia, em Espinheira. A loja do Largo da Feira dos 22 cumpre a mesma função, naquela peque­na aldeia, que os bazares chineses ou os hipermercados nas grandes cidades - vende quase tudo. No balcão, em prateleiras ou pendurados por arames no tecto, vêm-se vassouras, frigideiras, guarda-chuvas, garrafas de águas, Chocapic. Esta mulher baixinha e com o cabelo tingido de preto fala com despreocupação de trivialidades, como o tempo ou o preço do café. «Custava 65 cêntimos, mas aumentei para 70», diz. Mas, mal dirigimos a conversa para os incêndios de há seis meses, os mais violentos dos últimos anos na região, o seu rosto ganha a tensão própria de quem tem os pensamentos ocupados com as coisas sombrias da vida.
Perguntamos-lhe em que dia o grande fogo rodeou a aldeia. Não pensa na resposta, ela sur­ge automática como se lhe tivéssemos perguntado o nome ou a data de nascimento: «17 de setembro, lembro-me bem». É uma data que ninguém esquece.
Percorremos terras como Espinheira, Samuel, Fradelos, Gavião, Sobreiro ou Frias de Baixo - a rota do fogo. Ninguém em nenhum lugar evoca aquele dia sem um estremecimento mórbido.

Para continuar a ler este artigo

Se ainda não é
nosso assinante:
Assine agora
Se já é nosso
assinante:
Inicie sessão
Março 11, 2025 . 07:45

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

Seguir
Receba notificações sobre
0 Comentários
Feedbacks Embutidos
Ver todos os comentários
Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right