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Centro Portugal é território repleto de singularidades

Anabela Freitas inaugurou "stand" da TCP e traçou objetivos para o ano de 2025, que passam por «aumentar o número de visitas, dormidas e de receitas»

O Turismo Centro de Portugal (TCP) «é um território repleto de singularidades» e, ontem, no primeiro dia da BTL, apresentou a estratégia de promoção para 2025, documento que vai focar-se em sete pon­tos: «Estradas com história, turismo industrial e militar, gastronomia, vinhos e enoturismo - com o projeto “Sabores ao Cen­tro”, rede de cidades criativas, estações náuticas ou o Rally de Portugal no Centro, turismo de natureza, com o projeto “portal ou­tdoor”, e os festivais de músi­ca.
A vice-presidente da TCP destacou, na inauguração oficial do “stand”, na agora denominada BTL - Better Tourism Lisbon Travel Market, que o verdadeiro objetivo passa por «aumentar o número de visitas, de dormidas e, acima de tudo de receitas», dando ainda ênfase ao fac­to de este ano se comemorarem os 10 anos do “rebranding” da marca “Turismo Centro de Portugal” e de recuperar o “slogan” “um dia é bom, dois é ótimo, três nunca é demais”.
A apresentação, disse Anabela Freitas, serviu para «abrir o apetite» aos potenciais visitantes ou operadores turísticos, ou seja, «foi uma pequena amostra da singularidade do Centro de Portugal». Ao longo dos cinco dias de certame, o “stand” da TCP será palco de lançamentos estratégicos, debates, experiências imer­sivas e momentos de “networking”, que vão posicionar a região como destino de referência no turismo nacional e internacional.

Projeto “Estradas
com Histórias”
Anabela Freitas aproveitou a embalagem e lançou de seguida o projeto “Estradas com História”, um novo produto turístico que vai transformar duas emblemáticas estradas do interior do país - a EN16 e a EN17 - em eixos de descoberta cultural, patrimonial e gastronómica. «É um projeto, no valor de um milhão de euros, que muito diz à região e envolve quatro Comunidades Intermunicipais», nomeadamente Região Beiras e Serra da Estrela, Região de Avei­ro, Região de Coimbra e Viseu Dão Lafões, que pretende ser «um produto estruturado, redu­zir a sazonalidade, reduzir a pegada carbónica e promover o território».
A EN16, com 219 quilómetros de extensão, liga Aveiro a Vilar Formoso, percorrendo os distritos de Aveiro, Viseu e Guarda. Já a EN17, conhecida como Estrada da Beira, percorre 129 quilómetros entre Coimbra e Celorico da Beira, unindo os distritos de Coimbra e Guarda.
Mais do que um simples percurso, a nova rota turística “Estradas com História: EN16 e EN17” está assente em quatro objetivos: dinamizar o turismo no interior, através de uma rede colaborativa que jun­ta operadores turísticos, municípios e agentes locais, valorizar a autenticidade das comunidades e dos seus recursos endógenos, enriquecendo as experiências dos visitantes; reforçar a sustentabilidade turística da re­gião Centro, ao contribuir para o incremento do número de dormidas e do tempo de permanência de visitantes; e promover a mobilidade no território, impulsionando a descoberta de novos destinos ao longo das EN16 e EN17.
O plano de ação do novo produto turístico prevê a implementação de várias medidas estratégicas, que incluem a criação de roteiros turísticos, o desenvolvimento de infraestruturas de sinalização, a capacitação de agentes locais e uma abrangente campanha de promoção.
Pedro Machado, secretário de Estado do Turismo, sublinhou que o «caudal financeiro apresentado pelo turismo é importante para a sustentabilidade do setor», dando conta que, em 2024, o país recebeu «30 milhões de hóspedes internacionais, 81 milhões de dormidas e gerou 27 mil milhões de euros de receitas».

Março 13, 2025 . 07:45

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