
Regata dos Moliceiros volta a ter destaque no Aveiro Weekend 2025
O Ria de Aveiro Weekend (RAW) está de volta, este ano, trazendo consigo três dias de celebração cultural, patrimonial e turística à região de Aveiro. O evento decorre de 4 a 6 de julho, com destaque para o dia 5, quando a Ria de Aveiro se transformará no palco principal para a realização da tradicional Grande Regata dos Moliceiros.
Regata dos Moliceiros é
um espetáculo imperdível
A regata, uma das atrações mais emblemáticas do RAW, reúne os icónicos barcos moliceiros, que competem num percurso emocionante desde a Praia do Monte Branco, na Torreira, até ao Cais do Sal, em Aveiro. A largada está prevista para as 15 horas e, ao longo do trajeto, as embarcações navegarão com as velas desfraldadas, proporcionando um espetáculo visual único. A chegada promete ainda mais animação, com música ao vivo e performances artísticas.
Um evento de
sucesso crescente
Nos últimos anos, o RAW tem vindo a consolidar-se como um dos grandes eventos da região. Em edições recentes, nomeadamente em 2023, bateu recordes históricos de participação, atraindo ainda mais entusiastas e curiosos.
A adesão crescente demonstra a força da ligação da população à Ria de Aveiro e às suas tradições. Muitos dos participantes têm uma ligação geracional às atividades marítimas, mantendo viva a paixão pelos moliceiros e pela cultura local. A regata tem sido um ponto de encontro para concorrentes históricos e novos participantes, que, juntos, celebram e preservam a herança cultural da região.
RAW 2025: cultura, arte e
tradição em toda a região
O programa completo do evento será revelado amanhã, na BTL, mas já se sabe que a edição deste ano continuará com a tradição de promover a cultura, o património, as artes, a música e a gastronomia regional. Além disso, as Estações Náuticas da Ria de Aveiro terão um papel ativo na programação, oferecendo atividades ligadas ao turismo náutico.
Promovido pela Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro, o RAW integra uma agenda intermunicipal que atravessa os 11 municípios da região, incluindo Águeda, Albergaria-a-Velha, Anadia, Aveiro, Estarreja, Ílhavo, Murtosa, Oliveira do Bairro, Ovar, Sever do Vouga e Vagos.
Moliceiros - património
cultural da Ria de Aveiro
A Regata dos Moliceiros é um evento de grande valor patrimonial e cultural. No século XX, a Ria de Aveiro contava com cerca de 3.000 barcos moliceiros dedicados à apanha do moliço (uma alga aquática utilizada como fertilizante agrícola). Atualmente, restam cerca de 50 embarcações, sendo que metade delas são utilizadas para fins turísticos.
A Murtosa, conhecida como a “Pátria do Moliceiro”, tem uma relação ancestral com a Ria de Aveiro e destaca-se pela tradição na construção destas embarcações, que remonta ao século XIX. O município, que possui cerca de 20 por cento do seu território coberto por água, mantém viva esta identidade cultural única, que o RAW procura valorizar e promover.
Com um programa recheado de inúmeros eventos culturais, musicais e gastronómicos, o RAW promete ser, mais uma vez, um marco na promoção do turismo e do património da região. |