
Quatro jovens de Águeda visitaram Auschwitz-Birkenau
O Centro de Juventude de Águeda promoveu uma visita de estudo a Auschwitz- Birkenau, na Polónia, que contou com a participação de quatro jovens aguedenses, no âmbito do projeto EMPATHY - “Educational Movement to Promote Awareness and Thoughtfulness on Holocaust History in Youth”, que é enquadrado pelo programa “Cidadãos, Igualdade, Direitos e Valores” (CERV) da União Europeia.
Participaram 20 jovens europeus, de Portugal, Espanha, Eslováquia, Roménia e Polónia. A atividade decorreu entre os dias 2 e 6 deste mês, tendo como objetivo «aprofundar o conhecimento histórico dos jovens sobre o Holocausto, promovendo a reflexão crítica e o respeito pelos valores europeus e os direitos humanos».
Os participantes tiveram a oportunidade de conhecer as cidades de Cracóvia e Oświęcim, localidade onde se situa Auschwitz, realizaram workshops e assistiram a seminários sobre estudos comparativos sobre a memória do Holocausto, conduzidos por Alicja Bartuś, do Instituto dos Direitos Humanos de Auschwitz. Um dos momentos mais marcantes foi a visita guiada ao complexo de Auschwitz-Birkenau, onde puderam refletir sobre a importância da preservação da memória histórica e participaram numa cerimónia de homenagem às vítimas.
A visita ao Museu Judaico da Galícia culminou com o encontro com Lidia Maksymowicz, uma sobrevivente do Holocausto, num momento único de partilha e aprendizagem. Um dos participantes destacou a emoção desse encontro, partilhando que «foi muito impressionante conhecer um sobrevivente e ouvir a sua história em primeira pessoa». Outro jovem destacou o impacto transformador da visita, dizendo que «foi uma experiência consciencializadora, na medida em que contactar com os locais e as pessoas relacionadas com o trágico evento lá ocorrido», dando-lhes «uma perspetiva completamente diferente daquela que é formada» pelo estudo à distância. O projeto EMPATHY tem como objetivo capacitar profissionais da educação formal e não formal para promover o conhecimento sobre o Holocausto e criar ambientes de aprendizagem envolventes sobre temas históricos e atuais. Também visa preparar os jovens para se tornarem «agentes de sensibilização e educação em questões como direitos humanos e inclusão social», incentivando «um pensamento crítico sobre os desafios da atualidade».