
Albergaria-a-Velha vai homenagear o legado de Luís de Camões
Amanhã e no sábado, o município de Albergaria-a-Velha vai homenagear o legado de Luís Vaz de Camões (1524-1579) para a universalidade da língua e cultura portuguesas, na 11.ª edição do encontro formativo “Para Além de Princesas e Dragões: A Biblioteca e a Aprendizagem Criativa”, sob o tema “Uma Herança. Novos Rumos”.
A iniciativa, que também visa promover a aprendizagem criativa e a arte, nas suas múltiplas expressões, é organizada e promovida pela câmara, através do SAC - Serviço de Aprendizagem Criativa e pela Rede de Bibliotecas do concelho, contando com o apoio da Coordenação Interconcelhia da Rede de Bibliotecas Escolares do Ministério da Educação e do Centro de Formação da Associação de Escolas dos Concelhos de Aveiro e de Albergaria-a-Velha.
A partir das 15 horas de amanhã, o Cineteatro Alba acolherá o painel “Todo o mundo é composto de mudança” (15 horas), com Isabel Rio Novo, escritora e autora de “Fortuna, Caso, Tempo e Sorte - Biografia de Luís Vaz de Camões”; Martim Sousa Tavares, maestro e diretor artístico; e Olinda Beja, escritora, poeta, contadora de histórias e embaixadora de Cultura de São Tomé e Príncipe.
No sábado, pelas 10 horas, também na sala albergariense, decorrerá o painel “Se a tanto me ajudar o engenho e arte”, com José Augusto Bernardes, comissário-geral para as Comemorações dos 500 anos do nascimento de Luís de Camões; Carla Marques, investigadora CELGA - ILTEC; e Sandro William Junqueira, romancista e coordenador do Projeto PANOS.
O encontro contará com oito oficinas práticas, ainda no Cineteatro Alba e na Biblioteca Municipal, no âmbito da ilustração, processo de escrita, arte de contar histórias, preservação da cultura, ensino, literatura infantil e juvenil.
O “Para Além de Princesas e Dragões” vai incluir um programa cultural, com duas visitas comentadas às exposições “Forma Papel e Tesoura”, de Maria Remédio; e “Palmeiras, Pavões e Estendais. Desenhos para imaginar o mundo”, de Cinara Saiónará.
Na noite de amanhã, acontecerá a tradicional Tertúlia Performativa com Benita Prieto e Ângelo Torres (21.30 horas) e, no sábado, o espetáculo “Hansel e Gretel: a Casinha de Chocolate” (18 horas).
O encontro formativo dirige-se a professores bibliotecários/equipas das bibliotecas e a todos os professores da educação pré-escolar e do ensino básico e secundário, assim como a equipas de serviços educativos, bibliotecários e mediadores culturais. A formação é acreditada para docentes.
A participação custo 10 euros, mas acrescem mais 15 euros no caso de se pretender participar no jantar-convívio na noite de amanhã.