Última Hora
Adicionadevelopments Pub
Ua Xperimenta Pub
Mc Donalds
Graterol Santos Pub
Adicionadevelopments Pub
Ua Xperimenta Pub
Pub

Oliveira do Bairro é «uma freguesia do zero aos oitenta»

Simão Vela tornou-se presidente da Junta de Freguesia de Oliveira do Bairro com 29 anos. Hoje, quase no final do seu segundo mandato, faz um balanço positivo do trabalho e avisa que é preciso «virar a página». «Esta Junta precisa mais do que nunca de procurar receitas permanentes para aumentar o seu orçamento e a sua capacidade de investimento e de resposta», diz o autarca do PSD.

Diário de Aveiro: Que balanço faz deste mandato e do anterior?

Simão Vela: Quando nos candidatámos a primeira vez, na nossa ótica seria necessário mais que um mandato para cumprir as nossas prioridades políticas. A nossa intenção foi criar um conjunto de planos que pudessem ser levadas a cabo por um período superior a esse. O balanço é sempre aos oito anos. Numa fase inicial era premente reformar e reorganizar esta casa, fazer a modernização administrativa, por diversas necessidades funcionais no atendimento da nossa população e também do ponto de vista interno. Necessitávamos ser mais transparentes e de nos modernizar na forma de atender ao público. Isto são coisas lentas. Temos que ter pessoal e para ter pessoal precisamos de o contratar, de o formar e de adaptar à nossa realidade. É um processo normalmente lento mas a verdade é que consigo apontá-lo como uma das grandes nossas vitórias, uma vitória invisível. É uma obra imaterial que fica.

E as pessoas reconhecem isso?

Penso que, de uma forma geral, as pessoas reconhecem. Hoje temos a capacidade de as pessoas requisitarem documentos, pagarem e ficarem com eles sem necessidade de se dirigirem fisicamente à Junta de Freguesia. É uma grande vantagem. Por vezes nas autarquias este é um trabalho colocado em segundo plano. Quem entra gosta de mostrar a obra e mostrar resultados. E os resultados normalmente não estão dentro das quatro paredes, estão fora. Este foi o primeiro grande trabalho que foi feito e que fica. Temos um quadro de pessoal jovem, temos pela primeira vez um técnico superior, e não são todas as juntas que podem dizer que têm um técnico superior. É importante realçar que não temos atividade só aqui. Temos uma Universidade Sénior com cerca de 140 pessoas diariamente… Hoje temos uma equipa mais completa, um quadro de pessoal mais robusto e pronto a melhorar os procedimentos. Por outro lado, era também importante criarmos dinâmicas próprias de que a população e o tecido associativo precisavam.

Quer dar exemplos?

Conseguimos criar um conjunto de dinâmicas sociais, recreativas e culturais. Uma delas foi o Oliveira a Mexer e outra é o Bairrada Eco Challenge, um evento desportivo já de âmbito regional. São projetos de valor acrescentado e que criámos de raiz. Na área social, este mês vamos ser galardoados com a Bandeira de Mérito Social fruto de três grandes projetos: a Universidade Sénior, onde batemos este ano o recorde de alunos; um projeto de incentivo à natalidade, Mamã Cegonha; e o Bebé Feliz, de apoio às crianças carenciadas até aos 24 meses. É o reconhecimento que estes projetos têm impactado na freguesia e no concelho. Só no somatório do Bebé Feliz e do Mamã Cegonha no ano passado apoiámos uma família diferente por semana, o que é bastante significativo.

Para continuar a ler este artigo

Se ainda não é
nosso assinante:
Assine agora
Se já é nosso
assinante:
Inicie sessão
Março 20, 2025 . 10:00

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

Seguir
Receba notificações sobre
0 Comentários
Feedbacks Embutidos
Ver todos os comentários
Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right