Última Hora
Adicionadevelopments Pub
Ua Xperimenta Pub
Mc Donalds
Graterol Santos Pub
Adicionadevelopments Pub
Ua Xperimenta Pub
Pub

Autoridade Marítima alerta para agravamento do estado do mar

Devido ao mau tempo previsto, autoridades apelam ao “reforço da amarração e vigilância das embarcações atracadas e fundeadas”

A Autoridade Marítima Nacional (AMN) e a Marinha alertaram esta manhã para um “agravamento considerável” do estado do tempo, nomeadamente da agitação marítima, entre as 18:00 de hoje e as 18:00 de sábado.

Em comunicado, a AMN refere que a ondulação será proveniente do quadrante oeste-noroeste, com uma altura significativa que poderá atingir os seis metros e uma altura máxima 11 metros, com um período médio a variar entre os 11 e os 12 segundos.

As previsões apontam também para ventos provenientes do quadrante oeste-noroeste, com uma intensidade média de até 75 quilómetros/hora e rajadas até 135 km/hora.

As autoridades recomendam assim, em especial à comunidade piscatória e da náutica de recreio que se encontra no mar, “para o eventual regresso ao porto de abrigo mais próximo e a adoção de medidas de precaução”.

Devido ao mau tempo previsto, as autoridades apelam ainda ao “reforço da amarração e vigilância das embarcações atracadas e fundeadas” e aconselham, igualmente, a que os marítimos mantenham “um estado de vigilância permanente” e acompanhem a evolução da situação meteorológica.

À população em geral, as autoridades desaconselham a prática de passeios junto à orla costeira e nas praias, bem como a prática de atividades em zonas expostas à agitação marítima ou atingidas pela rebentação.

“Em especial, deve ser evitado o acesso e permanência junto às falésias e zonas de arriba, sendo essencial que se adote uma postura preventiva, não se expondo desnecessariamente ao risco”, pode ler-se na nota das autoridades.

No entanto, as autoridades recomendam que, caso exista absoluta necessidade de se deslocar até à orla costeira, deverá ser mantida “uma atitude vigilante, tendo sempre presente que nestas condições o mar pode facilmente alcançar zonas aparentemente seguras”.

Vários distritos do continente vão manter-se hoje com avisos amarelo e laranja por causa da chuva, vento, agitação marítima fortes e queda de neve e pelo menos até sábado, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

A previsão de agitação marítima levou o IPMA a emitir aviso laranja para os distritos do Porto, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Aveiro, Coimbra e Braga entre as 00:00 de sábado e as 00:00 de domingo, passando depois a amarelo.

Os avisos do IPMA estendem-se igualmente aos distritos de Faro, Setúbal e Beja até às 06:00 de domingo devido à agitação marítima.

Por causa da agitação marítima forte, 17 barras marítimas do continente estão fechadas a toda a navegação e as de Aveiro, Figueira da Foz, Viana do Castelo e Portimão estão condicionadas, segundo a Autoridade Marítima Nacional.

Março 21, 2025 . 12:03

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

Seguir
Receba notificações sobre
0 Comentários
Feedbacks Embutidos
Ver todos os comentários
Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right